1 - O que é a Mostra Científica?


A Mostra Científica Interdisciplinar- "Futuros Equânimes - busca explorar as interseções entre Tecnologia, Equidade e Sustentabilidade. Enfrentaremos desafios contemporâneos e projetaremos futuros promissores, onde o progresso tecnológico coexiste harmoniosamente com uma sociedade mais justa e sustentável. Por meio de pesquisas, diálogos e expressões artísticas, os estudantes serão incentivados a imaginar e contribuir para um futuro onde a inovação é impulsionada pela inclusão, justiça social e responsabilidade ambiental. Este tema ressoa com a convicção de que o caminho para um futuro verdadeiramente promissor está enraizado na equanimidade, na qual, cada voz e contribuição, têm espaço para prosperar. Junte-se a nós nesta jornada para criar/desenvolver Futuros Equânimes



2 - Como a Mostra Científica acontece?


A mostra científica acontece em etapas, que são:

Mostra escolar - Organizadas de acordo com planejamento escolar.

Mostra Regional - Organizadas pelas coordenadorias Regionais.

Após selecionadas as escolas vencedoras, a inscrição deve ser feita pela CRE no formulário de inscrição que estará disponível nesta página.

Mostra Estadual - Organizada pela SEDUC.

A seguir apresentamos para você o Guia Geral da Mostra, orientações e diretrizes que regulamentam cada fase da mostra.




3 - Quem pode participar?


Estudantes e professores de intituições públicas de educação básica da Rede Estadual de Ensino.


4 - Como deve ser meu projeto?


Teremos duas modalidades de projetos para a nossa mostra científica.

1 - Exploração Científica

Projetos científicos, que relacionam duas (2) ou mais áreas do conhecimento, sendo que as áreas devem estar explícitas no projeto (proporcionando a interdisciplinaridade e transversalidade, podendo ser uma ou mais disciplinas de cada área).

2 - Expressão Artístico- Científica - “Eu Artista/ Eu Cientista”

Projetos Artístico-Científicos devem conectar explicitamente duas ou mais áreas do conhecimento. Para isso, os projetos devem ter uma abordagem prática, incorporando elementos das linguagens verbais (ou linguística), científicas e artísticas.

Para ambas modalidades a metodologia de construção é a mesma tendo como diferencial as possibilidades de apresentação do projeto. Esta construção de modalidades de projetos foi feita para possibilitar a interdisciplinaridade e para que tenhamos todas as áreas do conhecimento representadas nos projetos.


5 - Estrutura do projeto de pesquisa




Preparamos um guia super completo explicando como construir cada um desses itens, pedimos que leiam com calma, para construir um projeto bem legal e dentro do padrão que será aceito para mostra estadual.

O detalhamento da estrutura do projeto se encontra, em mais detalhe, no Guia da Mostra Científica.

Link para o projeto:
https://docs.google.com/document/d/1W8H-x3E4d-7YHXQSElS_BSkJNft0a5L6oxNn7QAAPpE/edit?usp=sharing


6 - O que deve ser apresentado no dia da Mostra Científica Estadual?




Independente da modalidade escolhida para desenvolver sua pesquisa, todos os trabalhos serão apresentados no mesmo formato padrão. O que difere é a forma de apresentação complementar. Eis o que deve ser apresentado:

1. Projeto de pesquisa: Aqui, você detalha todo o processo de pesquisa e os resultados alcançados.

2. Banner: De acordo com as orientações do regulamento, o banner é uma forma visual de apresentar seu projeto.

3. Vídeo: Um vídeo de 3 a 5 minutos que destaca o desenvolvimento do projeto. Não esqueça de se apresentar, especialmente para a mostra estadual.

Forma de Apresentação Complementar de Cada Modalidade:

1. Exploração Científica (Painéis):
- Ao inscrever seu projeto nessa categoria, o grupo pode indicar interesse em participar de um painel com trabalhos de temas similares. Esses painéis serão organizados em blocos de 20 minutos dentro da programação dos palcos da mostra estadual.

2. Expressão Artístico-Científica ("Eu Artista/Eu Cientista"):
- Apresentação artística de 5 a 15 minutos em formatos como esquetes teatrais, slam/poesia e dança. A escala do palco é definida pela Seduc.

Essas são as principais informações sobre como apresentar seu projeto na mostra científica.