Nos dias 18 a 22 de março teremos o nosso HackaTchê Business!
Serão 3 dias de trabalho dentro da TecnoPUC e 2 dias durante o South Summit, onde serão apresentas as 3 soluções finalistas!
Estamos felizes em poder contar com os estudantes de 6 escolas da nossa nossa rede nesse desafio.
Talvez você se questione:
Será que posso participar?
Que tipo de projeto será feito?
Como vou construir um projeto em tão pouco tempo?
Nesta página vamos responder todas essas perguntas e apresentar uma sugestão de atividade para fazer junto com seu grupo para criar um projeto incrível e se inscrever no nosso desafio.
Edital:
1. Será que posso Participar?
Segundo nosso edital, podem participar estudantes de Ensino Médio com idade igual ou superior a 15 anos, em grupos de 4 pessoas (Tem que ser 4, 3 estudantes e 1 professor, nem a mais e nem a menos!).
2. Que tipo de projeto será aceito?
Buscamos as melhores ideias de soluções para resolver problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, problemas do nosso dia a dia. Desta forma você não precisa se preocupar por não ter um projeto ou algo já desenvolvido, o objetivo é que, a partir da Live de engajamento, e com as orientações e atividades, você e seus colegas consigam pensar em uma solução juntos e enviem sua inscrição. Não se preocupe, pois vamos desenvolver essa ideia durante os 3 dias de Hackatchê.
3. Como construir um projeto em tão pouco tempo?
Durante o período de inscrição, aconselhamos que separe um tempo para fazer as atividades propostas com seus colegas, levantem mais de uma ideia, escolham a melhor e façam sua inscrição. Segue abaixo uma proposta de atividade para apoiar a criação de soluções. Vamos lá?
3.1 Atividade - Construindo minha solução
Você já deve ter percebido que estamos chamando o projeto que irá submeter inscrição no Hackatchê Business como SOLUÇÃO, pois é isso que buscamos, soluções para problemas reais através da tecnologia. Nesta atividade, vamos te orientar como criar uma solução incrível e como se inscrever.
Hoje temos ferramentas tecnológicas que apoiam muito o nosso dia a dia e resolvem problemas grandes ou pequenos na nossa rotina. Você já imaginou ir para um local totalmente desconhecido sem auxílio de um mapa no seu celular? Já pensou como seria ter que consultar uma lista de papel para localizar prestadores de serviços ou restaurantes para comprar um lanche? Acho que não né! Então, para criar a nossa solução, vamos primeiro entender sobre quais problemas enfrentamos.
Hoje temos ferramentas tecnológicas que apoiam muito o nosso dia a dia e resolvem problemas grandes ou pequenos na nossa rotina. Você já imaginou ir para um local totalmente desconhecido sem auxílio de um mapa no seu celular? Já pensou como seria ter que consultar uma lista de papel para localizar prestadores de serviços ou restaurantes para comprar um lanche? Acho que não né! Então, para criar a nossa solução, vamos primeiro entender sobre quais problemas enfrentamos.
1. Defina o Desafio
1.1 Pense na sua rotina, na rotina do lugar onde você vive, da sua escola. O que é um problema para você? Não só um, mas quais são os problemas que vocês enfrentam?
Coloque aqui vários problemas, de problemas grandes a problemas pequenos, liste todos aqui.
Se estiver junto com seus colegas, todos vão trazendo problemas e não precisa anotar só o que é um problema comum do grupo, deixe que cada um fale e registre os problemas que enfrentam.
1.1 Pense na sua rotina, na rotina do lugar onde você vive, da sua escola. O que é um problema para você? Não só um, mas quais são os problemas que vocês enfrentam?
Coloque aqui vários problemas, de problemas grandes a problemas pequenos, liste todos aqui.
Se estiver junto com seus colegas, todos vão trazendo problemas e não precisa anotar só o que é um problema comum do grupo, deixe que cada um fale e registre os problemas que enfrentam.
Problemas podem ser: Demora do ônibus, distância de centros comerciais, hospitais; comunicação entre estudantes na escola, saúde mental dos colegas; acesso a internet; assédio em um contexto específico; descarte correto de lixo; abandono de animais; falta de espaços de lazer; alimentação na escola; entre outros.
2. Desconstruir o Desafio
2.1 Depois de levantar vários problemas enfrentados no seu dia a dia, escolha 2 problemas que o grupo considere um problema comum a todos ou que todos considerem relevantes. Depois disso, destaque esses desafios e escreva abaixo por que isso é um problema e quais situações você consegue ver que isso é um problema.
Exemplo: Colocando que o problema é Assédio a mulheres do bairro, esse momento ficaria assim:
Por que assédio é um problema: assédio é um problema porque causa uma sensação de insegurança às mulheres e pode resultar em violências graves, colocando a vida da mulher em risco.
2.1 Depois de levantar vários problemas enfrentados no seu dia a dia, escolha 2 problemas que o grupo considere um problema comum a todos ou que todos considerem relevantes. Depois disso, destaque esses desafios e escreva abaixo por que isso é um problema e quais situações você consegue ver que isso é um problema.
Exemplo: Colocando que o problema é Assédio a mulheres do bairro, esse momento ficaria assim:
Por que assédio é um problema: assédio é um problema porque causa uma sensação de insegurança às mulheres e pode resultar em violências graves, colocando a vida da mulher em risco.
Quais situações eu vejo que o assédio é um problema:
- Quando as mulheres andam sozinhas a noite
- Quando as mulheres andam em veículos de viagem por aplicativo
- Quando uma mulher é importunada na rua
- Quando uma mulher é importunada por conta da roupa que está vestindo
3. Pensando em Soluções
3.1 Depois de pensar nas situações onde os problemas definidos se mostram como problema na nossa rotina, comunidade e sociedade, chegou o momento de pensar: Como podemos resolver isso? Quais seriam as formas de resolver? Exemplo:
Vamos continuar falando do problema que estamos usando como exemplo, o assédio, a partir dos pontos trazidos no item 2, quais seriam algumas soluções? Quais seriam aqueles E SE TIVESSE ISSO?
3.1 Depois de pensar nas situações onde os problemas definidos se mostram como problema na nossa rotina, comunidade e sociedade, chegou o momento de pensar: Como podemos resolver isso? Quais seriam as formas de resolver? Exemplo:
Vamos continuar falando do problema que estamos usando como exemplo, o assédio, a partir dos pontos trazidos no item 2, quais seriam algumas soluções? Quais seriam aqueles E SE TIVESSE ISSO?
Se essas são as situações que eu vejo que o assédio é um problema, quais seriam as soluções?
4. Pensando em Etapas
Viu como conseguimos pensar em várias soluções de forma super simples? Agora que pensamos mais sobre as etapas de uma das soluções, vamos pensar em quais etapas esta solução chegaria no seu público? Pode parecer algo complexo, mas é super simples! Vamos seguir com nosso mesmo exemplo, escolhendo uma das opções de soluções que listei acima.
- Quando as mulheres andam sozinha a noite
- Quando as mulheres andam em veículos de viagem por aplicativo
- Quando uma mulher é importunada na rua
- Quando uma mulher é importunada por conta da roupa que está vestindo
4. Pensando em Etapas
Viu como conseguimos pensar em várias soluções de forma super simples? Agora que pensamos mais sobre as etapas de uma das soluções, vamos pensar em quais etapas esta solução chegaria no seu público? Pode parecer algo complexo, mas é super simples! Vamos seguir com nosso mesmo exemplo, escolhendo uma das opções de soluções que listei acima.
Quando uma mulher é importunada na rua
Um mapa onde as mulheres possam colocar onde passaram por esse constrangimento, para que outras mulheres possam ter cuidado e também para a gestão municipal intensificar campanhas contra assédio nessas regiões e que as pessoas possam ser responsabilizadas, pois importunação sexual é crime.
Quais seriam as etapas:
O que seria: Um aplicativo que as mulheres possam baixar e ter um mapa da sua região e, ao passar por uma situação de assédio e importunação, ela sinaliza onde aquilo ocorreu. Ao fazer isso, ela pode optar se quer acionar as autoridades para encaminhar denúncias e também receber contatos de instituições de apoio para dar suporte à vítima.
Desta forma, as mulheres ao acessarem o mapa de uma região, conseguem ver os locais de risco, além de conseguir ter apoio nesses momentos extremamente delicados.
Percebeu que aqui já temos, a partir da solução, a forma como conseguimos resolver esse problema através da tecnologia?
Agora junte seus amigos, levante os problemas, pensem em soluções e crie ideias de soluções através da tecnologia para resolver problemas reais.
Um mapa onde as mulheres possam colocar onde passaram por esse constrangimento, para que outras mulheres possam ter cuidado e também para a gestão municipal intensificar campanhas contra assédio nessas regiões e que as pessoas possam ser responsabilizadas, pois importunação sexual é crime.
Quais seriam as etapas:
O que seria: Um aplicativo que as mulheres possam baixar e ter um mapa da sua região e, ao passar por uma situação de assédio e importunação, ela sinaliza onde aquilo ocorreu. Ao fazer isso, ela pode optar se quer acionar as autoridades para encaminhar denúncias e também receber contatos de instituições de apoio para dar suporte à vítima.
Desta forma, as mulheres ao acessarem o mapa de uma região, conseguem ver os locais de risco, além de conseguir ter apoio nesses momentos extremamente delicados.
Percebeu que aqui já temos, a partir da solução, a forma como conseguimos resolver esse problema através da tecnologia?
Agora junte seus amigos, levante os problemas, pensem em soluções e crie ideias de soluções através da tecnologia para resolver problemas reais.
3.2 Gravando meu vídeo para inscrição
Depois de criar a nossa solução, chegou o momento de gravar seu vídeo e submeter a inscrição. Vamos dar algumas dicas de como você pode arrasar no vídeo.
1. Fale rapidamente sobre o problema e qual ODS ele resolve
Usando o nosso exemplo: Você pode falar que a solução de vocês vem atender ao problema do assédio e que ele está relacionado a ODS 5 de igualdade de gênero.
2. O que é a solução
Aqui você explica o que você está propondo para solucionar o problema que você mencionou acima.
3. Como ela funcionaria
É uma página, um aplicativo, sedes espalhadas em localidades, central de comunicação? Aqui você explica como a solução que você criou vai funcionar junto a seu público.
4. Outras coisas para não esquecer
a. Falar o nome da equipe.
b. Falar o nome da escola e em que série você está.
c. Tempo MÁXIMO de 2 minutos.
1. Fale rapidamente sobre o problema e qual ODS ele resolve
Usando o nosso exemplo: Você pode falar que a solução de vocês vem atender ao problema do assédio e que ele está relacionado a ODS 5 de igualdade de gênero.
2. O que é a solução
Aqui você explica o que você está propondo para solucionar o problema que você mencionou acima.
3. Como ela funcionaria
É uma página, um aplicativo, sedes espalhadas em localidades, central de comunicação? Aqui você explica como a solução que você criou vai funcionar junto a seu público.
4. Outras coisas para não esquecer
a. Falar o nome da equipe.
b. Falar o nome da escola e em que série você está.
c. Tempo MÁXIMO de 2 minutos.
Outros links úteis
- ODS: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
- Edital do Hackatchê Business: Clique Aqui
Parceiros