EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

O Programa de Educação Antirracista da SEDUC foi lançado em 2022 e tem como objetivo organizar as ações da Secretaria de Educação para o desenvolvimento da Educação antirracista, expressa sobretudo na garantia efetiva do direito à aprendizagem de estudantes negros, indígenas e quilombolas. Por isso, o Programa de Educação Antirracista reafirma o compromisso do Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e para o Ensino das Histórias e das Culturas Afro-Brasileiras, Africanas e dos Povos Indígenas, instituído pelo decreto 53.817/2017.


Para alcançar seus objetivos uma das ações é a Trilha de Educação Antirracista que visa instrumentalizar educadores para que possam construir e executar ações voltadas para promoção efetiva da Educação das Relações Étnico-Raciais considerando aspectos pedagógicos, culturais e administrativos.


Qual a diferença entre Educação Antirracista e Educação das Relações Étnico-Raciais?

De modo resumido: A Educação das Relações Étnico-Raciais se concentra na valorização da diversidade e na promoção do respeito entre grupos raciais e étnicos no ambiente escolar.

A Educação Antirracista busca educar ativamente a sociedade e desafiar a eliminar as estruturas de poder e as práticas discriminatórias que perpetuam o racismo.

Ambas são importantes para criar sociedades mais justas e igualitárias, mas a Educação Antirracista ocorre em todos os espaços, enquanto que a ERER é direcionada ao ambiente escolar com legislação e políticas públicas específicas que determinam seus princípios e diretrizes.
Cursos