Publicado em:
Soluções de Embalagens Para a Economia Circular
Possibilidades de soluções para manter as embalagens dentro da economia circular.
Soluções de Embalagens Para a Economia Circular
Na economia circular a gente quer eliminar o conceito de lixo. Para isso, os materiais são nutrientes que devem ser desenhados para os próximos ciclos. E, quando falamos de embalagens para a economia circular, as possibilidades de soluções para manter as embalagens e os seus materiais circulando são bem diversas. Podemos, por exemplo, pensar em soluções para embalagens circulares que não geram nenhum tipo de resíduo, ou que usam matérias-primas feitas a partir de resíduos de outros processos, que preveem sistemas de reuso, ou ainda que permitem a reinserção dos materiais em cadeias industriais.O que vai funcionar melhor varia muito de caso a caso – dependendo do produto, do mercado, da região, dos materiais e infraestrutura disponíveis. E varia também de acordo com a intenção do projeto com relação à sua toxicidade, qualidade, funcionalidade e circularidade.
Podemos dizer que, de forma geral, embalagens servem para armazenar e transportar os produtos com segurança e, ao mesmo tempo, manter suas qualidades originais. Elas existem em função do conteúdo que carregam, mas também são feitas de materiais que têm valor dentro dos seus sistemas.
Ao desenvolver uma embalagem, é importante você se perguntar por que a está criando, e – se esse for o seu caso – pergunte-se por que você está usando materiais que são “descartáveis”. Sempre lembrando que os materiais não saem de circulação… Eles podem estar em algum lugar longe de você, que você não vê, mas, de forma geral, eles continuam existindo por muito tempo.
Fonte: www.ideiacircular.com/