Publicado em:
Salas ambiente: como funcionam?
EEEB General Osório da 9ª Coordenadoria Regional de Educação desenvolve trabalho de excelência através de salas ambiente
O funcionamento da escola com salas ambiente acontece da seguinte maneira: quando toca o sinal avisando que é hora de outra disciplina, não é o professor que troca de sala, mas sim os alunos, o que tem rendido ótimos resultados na EEEB General Osório, do município de Ibirubá, pertencente à 9ª CRE.
As salas ambiente são divididas por disciplinas e dispõem de recursos pedagógicos necessários à aprendizagem de cada matéria, de forma mais contextualizada. Nessa concepção, diferente dos padrões usuais, os educandos podem experimentar uma proposta com mais riqueza de possibilidades e atividades que vão estimular o seu senso crítico, sua autonomia, sua capacidade de investigação e a criatividade.
Na Escola Estadual de Educação Básica General Osório, a temática sobre a mudança de salas de aula comuns para salas ambiente vem sendo discutida entre a comunidade escolar há muitos anos. Por volta do ano 2000 a direção e professores já tinham essa ideia, a qual tomou forma mais clara no ano de 2016, quando direção, professores e demais segmentos da escola sentiram-se seguros para colocar em prática o projeto tanto discutido. Nesse período, muitas visitas foram feitas para conhecer a realidade de outras escolas que já adotavam o método de salas ambiente.
Os professores da Escola General Osório, pensando em um ensino com mais qualidade, projetaram espaços de ensino-aprendizagem que fossem atrativos e que estimulassem a curiosidade dos alunos, através da efetiva manipulação dos materiais específicos de cada disciplina.
A proposta de transformar os espaços das salas de aula comuns em salas ambiente foi um desafio superado com sucesso e que contou com a boa receptividade por parte dos alunos e dos pais. Ao longo desses dois anos e meio de implantação das salas ambientes, foram feitas inúmeras avaliações, com pais, alunos e corpo docente, buscando sempre melhorar o processo. A resposta dessas avaliações evidenciou o contentamento de toda a comunidade escolar com a proposta das salas ambiente.
Os dados escolares revelam que houve melhor aproveitamento didático dos educandos, principalmente do ensino médio, composto por jovens que estão com a curiosidade aflorada na busca do novo. Essa clientela teve melhora na permanência na escola e diminuição nos casos de repetência e evasão escolar.
A proposta de organização dos espaços em salas ambiente vem ao encontro do que prevê a Base Nacional Curricular Comum que evidencia claramente o que o aluno precisa saber e saber fazer, com criticidade, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas e ter autonomia para tomar decisões. Dentro dessa perspectiva, a Escola Estadual de Educação Básica General Osório, foi contemplada como escola piloto no ano de 2019, para a implementação do novo ensino médio.
O educandário já recebeu visita de inúmeras escolas da região que ao saberem da proposta e do sucesso na aprendizagem com esse método, também querem aderir.
No município de Ibirubá, a Escola Estadual de Educação Básica General Osório que atua há mais de 60 anos, é referência quando se fala em educação de qualidade. Os jovens procedentes do Ensino Fundamental manifestam grande interesse em estudar nesse educandário, assim como seus pais, uma vez que entendem que a estrutura da escola disposta em salas ambiente proporciona um melhor aprofundamento dos alunos em relação aos conteúdos de cada disciplina.