Publicado em:

PEQUENAS AÇÕES QUE PODEM MUDAR O MUNDO – ESCOLAS DA 15ª CRE PROMOVEM AÇÕES PARA INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

MOSTRA DE BANNERS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ESCOLAS DA REDE ESTADUAL - BANNERS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES E ESTUDANTES.


A Assessoria de Educação Ambiental da SEDUC deve promover a Educação Ambiental como uma prática educativa integrada, contínua, permanente e interdisciplinar, em todos os níveis e modalidades do ensino formal, garantindo a formação continuada para os professores com foco na aprendizagem significativa, tendo como base a ética de responsabilidade cidadã ecocêntrica.

Tem como Objetivo Geral, garantir a práxis da Educação Ambiental em toda sua complexidade, nos currículos escolares da Educação Básica, de forma interdisciplinar, conforme impõe a Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, Lei Estadual nº 11.730, de 9 de janeiro de 2002 com nova redação na Lei nº 13.597 de 30 de dezembro de 2010, Base Nacional Comum/2017, Referencial Curricular Gaúcho, Resolução nº 345/2018, Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Ambiental Resolução nº 363/2021.

Em 2018, foi realizado um grande diagnóstico intitulado" Estado da Arte da Educação Ambiental" Diagnóstico da Educação Ambiental, em parceria com o Instituto Venturi para Estudos Ambientais. A pesquisa trouxe resultados que foram fundamentais para nossa caminhada desde então. Estamos investindo na Formação continuada em Educação Ambiental Formal e os resultados estão cada vez mais visíveis. Os professores estão compreendendo que a Educação Ambiental é transversal e indispensável para a formação integral do estudante. Estão compreendendo que não é apenas trabalhar com resíduos, e que falar em desigualdade social ou mudanças climáticas também significa que estamos falando de Educação Ambiental. É com a Educação Ambiental que instigamos mudanças de comportamentos, que trabalhamos a comunicação não violenta e que formamos cidadãos conscientes do seu papel no mundo.

Em junho comemoramos datas importantes em relação ao meio ambiente. Para que servem estas datas? Certamente são datas que devem ser trabalhadas e é preciso refletir o quanto estamos realizando em relação ao meio ambiente e qual o nosso papel durante o dia a dia, papel individual e coletivo.

Assessora de Educação Ambiental Nádia Teresinha Federle

A seguir as atividades da 15ª CRE: