Publicado em:

O destino correto dos resíduos sólidos - 15ª CRE

Escola E. E. F. Amélia Lenzi Raymundi, de Sananduva, realiza projeto sobre a necessidade do destino correto dos resíduos sólidos.

A Escola E. E. F. Amélia Lenzi Raymundi, localizada no município de Sananduva RS, atua de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Nossa escola pratica diversas ações em Educação Ambiental e Sustentabilidade, tais como: cuidados com o lixo no pátio da escola, com as flores do jardim da escola, bem como desenvolveu neste ano o projeto extracurricular Meio Ambiente e Cidadania.
O Projeto Meio Ambiente e Cidadania foi desenvolvido com 38 alunos do 8º ano pelas as professoras Angela Spanhol e Veronica das Graças; também tendo a participação da diretora Reni Terezinha Duarte.
Nas atividades do projeto foi trabalhada a questão que impacta diretamente a vida de todos: o destino correto dos resíduos sólidos. Para que se aliem teoria e prática, foi oportunizado aos estudantes conhecer a Usina de Reciclagem do Município.
A Secretaria da Infraestrutura Rural, Agricultura e Meio Ambiente é a responsável pelo local, lá os alunos puderam acompanhar o trabalho que os recicladores fazem, além de participar de explicações de como o trabalho é realizado, a fim de dar destino correto aos resíduos recolhidos pela coleta seletiva. As visitas foram acompanhadas pelo secretário da Pasta, Voldinei João Seben e pelos trabalhadores do local.
“A atividade a campo teve como objetivo conscientizar os nossos estudantes, enquanto cidadãos, da importância da separação correta do lixo em suas respectivas residências, para que seja feito o descarte correto, o reaproveitamento dos materiais recicláveis e a cooperação com os trabalhadores do setor ambiental”.

O trabalho contribuiu para que os estudantes visualizassem a situação do lixo em Sananduva, tendo em vista que a escola desenvolve projetos sobre Meio Ambiente e Cidadania. Também os alunos confeccionaram “papa-pilhas” para o recolhimento de pilhas e baterias que estão localizados em pontos do comércio local e outro na instituição de ensino.

"O trabalho realizado é de extrema importância para a conscientização ambiental das crianças e adolescentes, tendo em vista que levam as ideias que são aprendidas para dentro de suas casas, e isto acaba trazendo benefícios para o meio-ambiente", comenta o secretário da Infraestrutura Rural, Agricultura e Meio Ambiente, Voldinei João Sebben.
Componentes curriculares envolvidos: Ciências da Natureza, Projeto de Vida e Arte.

Após a visita os alunos confeccionaram maquetes e cartazes sobre o local visitado e explanaram para as turmas de 1º ao 9º ano da escola.

Assessoria de Educação Ambiental - 15ª CRE