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O caminho das águas
Estudar de forma integrada as áreas do conhecimento, baseadas nos conteúdos programáticos e no tema gerador “Homem X Natureza.
O caminho das águas!
Escola Estadual Oziel Alves Pereira
Canguçu/RS 5ª CRE
Canguçu/RS 5ª CRE
Projeto coordenado pelas educadoras Pâmela Muller Silva e Isabel Cristina Alves de Oliveira e realizado por toda a escola, com a participação de todas as turmas, professores, funcionários e direção.
O objetivo principal, foi pesquisar o recurso hídrico das barragens inseridas no Assentamento Renascer, bem como o Arroio Pantanoso e o Arroio das Pedras, que circundam a localidade e interferem no cotidiano da Escola.
Estudar de forma integrada as áreas do conhecimento, baseadas nos conteúdos programáticos e no tema gerador “Homem X Natureza: caminho das águas” durante o desenvolvimento do projeto.
Apresentação sobre o Rio Camaquã: o tecido azul representa o rio que se levanta, mostrando suas belezas naturais e imponência na cultura gaúcha
Os projetos da escola desde sua criação, estão interligados visando à pesquisa e o estudo das práticas do homem com a natureza.
Assim, surgiram curiosidades acerca dos países vizinhos que compõem a América do Sul, que foi abordado no projeto “Viajando pela América do Sul,rumo à Rússia, destacando temas relevantes sobre os mesmos, relacionando com a realidade do povo brasileiro e o cotidiano da comunidade onde estamos inseridos.
Contudo, ao pesquisarem temas como calamidades públicas, precipitações e reservas ambientais, através daquele projeto, interligaram a realidade do Assentamento Renascer que possui abundância de água e mata nativa, então surgiu um novo projeto “O caminho das águas”, que estuda: a origem das cinco barragens que banham os lotes, servindo de fonte de irrigação para o arroz agroecológico produzido no assentamento e fonte de água para animais em períodos de seca; o Rio Camaquã e os dois principais Arroios: Arroio Pantanoso e Arroio das Pedras que por vezes interditam o funcionamento da nossa Escola devido as cheias e, a Reserva ambiental que está localizada próximo as margens do Rio Camaquã, situada dentro do Assentamento Renascer e a influência exercida pelo ser humano e possibilidades para garantir a conservação dos recursos naturais e a manutenção da vida.
Acompanhamento da seca na comunidade e do desgaste na barragem que alimenta as lavouras de arroz agroecológico da comunidade e fonte de água para animais. Também realizaram coleta de lixo que os visitantes deixam barragem
Atividades em desenvolvimento:
Caminhadas para coleta de dados nas barragens e Arroios;
Escrita de relatórios para registro das caminhadas;
Mostrar que essas águas também podem ser usadas como forma de Lazer;
Construção de maquete das barragens;
História em quadrinhos com relato das caminhadas e observações realizadas;
Mapeamento via satélite das nascentes e foz dos Arroios no Rio Camaquã;
Concurso de slogan sobre o tema;
Escolha dos nomes para as barragens em homenagem a membros de relevância da história da formação da comunidade(MST).
Paralelo das precipitações entre a sede (Canguçu) e o Assentamento Renascer, durante os meses de março à dezembro do decorrente ano.
Estudo sobre a agricultura como vilã ou vítima das catástrofes ambientais; (uso consciente da água na horta, na lavoura, no pomar);
Estudo sobre o reaproveitamento da água, utilizando a cisterna da escola .
Escrita de relatórios para registro das caminhadas;
Mostrar que essas águas também podem ser usadas como forma de Lazer;
Construção de maquete das barragens;
História em quadrinhos com relato das caminhadas e observações realizadas;
Mapeamento via satélite das nascentes e foz dos Arroios no Rio Camaquã;
Concurso de slogan sobre o tema;
Escolha dos nomes para as barragens em homenagem a membros de relevância da história da formação da comunidade(MST).
Paralelo das precipitações entre a sede (Canguçu) e o Assentamento Renascer, durante os meses de março à dezembro do decorrente ano.
Estudo sobre a agricultura como vilã ou vítima das catástrofes ambientais; (uso consciente da água na horta, na lavoura, no pomar);
Estudo sobre o reaproveitamento da água, utilizando a cisterna da escola .