Publicado em:
Nas sementes de hoje, as flores do amanhã - 15ªCRE
Escola da 15ª CRE realiza projeto interdisciplinar sobre Educação Ambiental: “Florescer na Alegria e na Esperança”.
A EEEF Nossa Senhora da Paz – localizada no município de Campinas do Sul e pertencente à 15ªCRE – desenvolve o projeto Florescer na Alegria e na Esperança, o qual se acontecerá ao longo do ano letivo de 2022. A cada ano a escola escolhe uma obra literária para trabalhar com suas turmas, abrangendo de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Neste ano foi escolhido o livro “Flora”, de Bartolomeu Campos de Queirós.
A menina Flora - a protagonista da obra literária - observa, admira, respeita e vivencia zelosamente o ciclo da vida. Surpreende-se diante da força da natureza e da importância da terra para cada novo período de gestação. Flora guarda uma paixão por sementes. Debruça-se sobre os grãos buscando adivinhar o depois. Sabia morar em cada semente uma árvore, uma flor, uma floresta. Era preciso apenas paciência para outras vidas serem reinventadas. O livro é um convite ao prazer de ler. Ler com a alma, com o coração, com os olhos sensíveis aos mistérios da vida.
Todos os professores da Escola envolveram-se no projeto e participaram formulação desse. Como equipe, organizaram-se as sugestões e realizou-se a escolha da obra literário. A obra “Flora” foi escolhida para ser analisada durante o ano de 2022, pois através dela é possível trabalhar diversos enfoques, principalmente as questões ambientais. O trabalho em conjunto, de professores e estudantes, está sendo fundamental para que esse projeto (assim como os demais da escola) obtenha o êxito esperado.
É através da semente que tudo se inicia. Da semente brota uma nova vida, uma nova esperança de tornar o planeta um lugar melhor para se viver.
Após a aquisição da quantidade necessária de cópias da obra literárias, em meados de março, iniciaram-se as atividades. Algumas das ações motivacionais desenvolvidas: Post-its foram colocados nas portas da escola com frases e dizeres sobre as sementes; após algum tempo, apareceram “misteriosamente” nas salas de aula pacotinhos com sementes de girassol; dias depois, uma mudinha de flor apareceu em cada sala de aula e em outros departamentos da escola; as professoras, por sua vez, conversaram e refletiram com os estudantes sobre o que estaria acontecendo, sugerindo que eles desenhassem, escrevessem e falassem sobre as sementes e as mudas que encontraram em sala de aula.
Após isso, a personagem Pollyanna, de um projeto desenvolvido anteriormente, compareceu na escola e trouxe a obra literária “Flora”, apresentando-a aos professores e estudantes, os quais passaram a trabalhar com ela em sala de aula. Em um belo cenário, preparado pela equipe da escola, com carinho e surpresa de todos, realizou-se a recepção da personagem Flora, representada pela estudante Isabela Gregio, do 2º Ano. Ela chegou acompanhada pela “Agricolina” (funcionária da escola), e foi trazida num carrinho de mão, espalhando suas sementes por onde passava. Embalada pela música: “Para Germinar”, Flora chegou e lançou sua mensagem por meio de uma linda poesia. Foi um momento mágico e muito emocionante.
A escola também convidou uma representante da Engie Brasil Energia, que relatou sobre os cuidados e importância da água. Também, como bióloga, Beatriz explicou aos estudantes como plantar uma semente.
Flora também foi até a 15ª CRE, em Erechim, por ocasião dos seus 70 anos de existência. Com sua meiguice e simpatia encantou a todos, deixando lá suas sementes, carinhosamente ofertadas aos presentes. Alguns estudantes também a acompanharam e demonstraram o que aprenderam sobre o plantio adequado de sementes para que essas possam vingar.
As próximas ações planejadas para o projeto estão relacionadas a organização de uma peça teatral envolvendo o tema em estudo, a qual será apresentado no mês de agosto, por ocasião do Encontro das Famílias, realizado anualmente pela escola. Outra ação será a construção de um estúdio criativo na praça da escola, em parceria com o Sicredi, CPM (Círculo de Pais e Mestres) e Pais Conselheiros das Turmas. E, por fim, uma ação ousada, mas que terá o empenho de todos para se concretizar: a concepção de um espaço verde, que será cuidado pela comunidade escolar.
“Nossas expectativas são grandes! O que nos propomos até aqui foi atingido, por isso acreditamos que com o trabalho que sempre foi desenvolvido pela escola conseguiremos atingir o objetivo que, de forma interdisciplinar, ajudará na aprendizagem e conhecimento de nossos estudantes” – relata uma das professoras.
Professoras envolvidas no projeto: Cátia Regina Vial Ribeiro - 1º Ano A; Cátia Marília Girelli - 1º Ano B; Graziéla Tártari Caldartt - 2º Ano A; Julcira Picolli Bonatti - 3º Ano A; Cleonice Carmen Strapasson Lubian - 4º Ano A; Julcira Picolli Bonatti - 5º Ano A; Clenir Cardoso - 5º Ano B; Carina Baccin Mezzaroba, Janete Cararo Momo, Rejane Fátima Nava, Eliane Fátima Boniatti Coghetto - Equipe Diretiva.
Texto produzido por Rejane Fátima Nava
Nádia Teresinha Federle – Assessora de Educação Ambiental – 15ª CRE
A menina Flora - a protagonista da obra literária - observa, admira, respeita e vivencia zelosamente o ciclo da vida. Surpreende-se diante da força da natureza e da importância da terra para cada novo período de gestação. Flora guarda uma paixão por sementes. Debruça-se sobre os grãos buscando adivinhar o depois. Sabia morar em cada semente uma árvore, uma flor, uma floresta. Era preciso apenas paciência para outras vidas serem reinventadas. O livro é um convite ao prazer de ler. Ler com a alma, com o coração, com os olhos sensíveis aos mistérios da vida.
Todos os professores da Escola envolveram-se no projeto e participaram formulação desse. Como equipe, organizaram-se as sugestões e realizou-se a escolha da obra literário. A obra “Flora” foi escolhida para ser analisada durante o ano de 2022, pois através dela é possível trabalhar diversos enfoques, principalmente as questões ambientais. O trabalho em conjunto, de professores e estudantes, está sendo fundamental para que esse projeto (assim como os demais da escola) obtenha o êxito esperado.
É através da semente que tudo se inicia. Da semente brota uma nova vida, uma nova esperança de tornar o planeta um lugar melhor para se viver.
Após a aquisição da quantidade necessária de cópias da obra literárias, em meados de março, iniciaram-se as atividades. Algumas das ações motivacionais desenvolvidas: Post-its foram colocados nas portas da escola com frases e dizeres sobre as sementes; após algum tempo, apareceram “misteriosamente” nas salas de aula pacotinhos com sementes de girassol; dias depois, uma mudinha de flor apareceu em cada sala de aula e em outros departamentos da escola; as professoras, por sua vez, conversaram e refletiram com os estudantes sobre o que estaria acontecendo, sugerindo que eles desenhassem, escrevessem e falassem sobre as sementes e as mudas que encontraram em sala de aula.
Após isso, a personagem Pollyanna, de um projeto desenvolvido anteriormente, compareceu na escola e trouxe a obra literária “Flora”, apresentando-a aos professores e estudantes, os quais passaram a trabalhar com ela em sala de aula. Em um belo cenário, preparado pela equipe da escola, com carinho e surpresa de todos, realizou-se a recepção da personagem Flora, representada pela estudante Isabela Gregio, do 2º Ano. Ela chegou acompanhada pela “Agricolina” (funcionária da escola), e foi trazida num carrinho de mão, espalhando suas sementes por onde passava. Embalada pela música: “Para Germinar”, Flora chegou e lançou sua mensagem por meio de uma linda poesia. Foi um momento mágico e muito emocionante.
A escola também convidou uma representante da Engie Brasil Energia, que relatou sobre os cuidados e importância da água. Também, como bióloga, Beatriz explicou aos estudantes como plantar uma semente.
Flora também foi até a 15ª CRE, em Erechim, por ocasião dos seus 70 anos de existência. Com sua meiguice e simpatia encantou a todos, deixando lá suas sementes, carinhosamente ofertadas aos presentes. Alguns estudantes também a acompanharam e demonstraram o que aprenderam sobre o plantio adequado de sementes para que essas possam vingar.
As próximas ações planejadas para o projeto estão relacionadas a organização de uma peça teatral envolvendo o tema em estudo, a qual será apresentado no mês de agosto, por ocasião do Encontro das Famílias, realizado anualmente pela escola. Outra ação será a construção de um estúdio criativo na praça da escola, em parceria com o Sicredi, CPM (Círculo de Pais e Mestres) e Pais Conselheiros das Turmas. E, por fim, uma ação ousada, mas que terá o empenho de todos para se concretizar: a concepção de um espaço verde, que será cuidado pela comunidade escolar.
“Nossas expectativas são grandes! O que nos propomos até aqui foi atingido, por isso acreditamos que com o trabalho que sempre foi desenvolvido pela escola conseguiremos atingir o objetivo que, de forma interdisciplinar, ajudará na aprendizagem e conhecimento de nossos estudantes” – relata uma das professoras.
Professoras envolvidas no projeto: Cátia Regina Vial Ribeiro - 1º Ano A; Cátia Marília Girelli - 1º Ano B; Graziéla Tártari Caldartt - 2º Ano A; Julcira Picolli Bonatti - 3º Ano A; Cleonice Carmen Strapasson Lubian - 4º Ano A; Julcira Picolli Bonatti - 5º Ano A; Clenir Cardoso - 5º Ano B; Carina Baccin Mezzaroba, Janete Cararo Momo, Rejane Fátima Nava, Eliane Fátima Boniatti Coghetto - Equipe Diretiva.
Texto produzido por Rejane Fátima Nava
Nádia Teresinha Federle – Assessora de Educação Ambiental – 15ª CRE