Publicado em:

Educação começa capacitação de professores na área da Robótica

Mais de 200 instituições de ensino do Estado já foram beneficiadas com equipamentos tecnológicos


Primeiro encontro de capacitação na área da Robótica contou com a presença de cerca de 20 professores

Nesta segunda-feira, 1º de abril, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) começou a formar professores das escolas beneficiadas com kits de robótica no começo do ano letivo, em fevereiro.
Ao todo, 91 instituições de Ensino Fundamental em Tempo Integral e 120 estabelecimentos que atendem alunos com superdotação/altas habilidades integram o projeto. As capacitações foram divididas em cincos polos regionais: Porto Alegre, Pelotas, Uruguaiana Ijuí e Santa Maria. Os primeiros encontros aconteceram nesta tarde, na sede da Secretaria, com o grupo da Capital, formado por cerca de 20 professores.
A formação inclui técnicas de montagem dos robôs, o teste dos sensores, apresentação das funcionalidades do kit, aplicação da tecnologia em pelo menos cinco áreas do conhecimento, programação do equipamento, entre outras atividades. A proposta é dar continuidade ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica, voltada para tecnologia e que atenda as competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com Magda Motta, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do Departamento de Logística da Seduc, é preciso reunir as diversas áreas do conhecimento para a elaboração de elementos que levem a uma nova forma de educar. "Nossa sociedade está imersa em inovações tecnológicas e, dia a dia, temos novidades surgindo. Estas mudanças também precisam estar presentes no processo educacional", afirma.
A assessora do setor de Tecnologia da Informação (TI), Ana Elisabeth Agostini, responsável pelas formações, explica que, a partir da entrega dos kits às escolas, as direções indicaram professores com capacidade de serem multiplicadores da robótica em suas comunidades. “Os links para a programação dos robôs serão disponibilizados para que os educadores entendam a tecnologia e abracem esta metodologia de ensino”, destaca.
Conforme o professor de Matemática da Escola São Caetano, da zona Sul da Capital, César Ferraz, o conhecimento tecnológico traz uma perspectiva importante de desenvolvimento profissional para os estudantes. “Todos os desafios da robótica, desde o processo de montagem, até a programação, agregam elementos fundamentais de aprendizagem”.

Confira as datas e municípios dos próximos encontros:

POLO
CIDADE
CREs
DATAS
1
Porto Alegre e Vacaria
2ª/4ª/11ª/16ª/
23ª/27ª/28ª

2, 3 e 9 de abril
2
Pelotas
5ª/13ª/18ª
8 de abril
3
Santana do Livramento
10ª/19ª/35ª
11 e 12 de abril
4
Passo Fundo
36ª/7ª/14ª/15ª/
17ª/20/21ª/32ª/39ª
22 e 23 de abril
5
Cachoeira do Sul
8ª/3ª/6ª/9ª/24ª/25ª
24 e 25 de abril



Reportagem e fotos: Diego da Costa - SEDUC/RS