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CAMINHOS DIVERTIDOS: TAPETES SENSORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 17ª CRE

As atividades sensoriais exploram os sentidos da visão, tato, audição, paladar, olfato, movimento e equilíbrio,



Santa Rosa -
Com objetivo de estimular sensações e proporcionar maior contato com os elementos naturais, o Instituto Estadual Visconde de Cairu realizou a oficina “Caminhos Divertidos: tapetes sensoriais no ensino de ciências da natureza”. A programação fez parte do Encontro das Escolas de Curso Normal e Curso Normal - Aproveitamento de Estudos da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, realizado no dia 26 de outubro.

O trajeto foi organizado em forma de um passeio pelos sentidos, pelas texturas de plantas, areia, pedras, algodão e folhas. Ao andar sobre as diferentes texturas, os participantes escutaram os sons das folhas secas, sentiram o macio e a delicadeza dos algodões, as diferenças de texturas pelo chão por onde caminharam, com os olhos vendados. A experiência gerou diferentes sensações e possibilitou o exercício de sentir com os pés, por meio de um novo olhar os elementos naturais.

Por meio dessa experiência, os participantes desenvolveram um desenho com elementos da natureza. Os desenhos foram todos pensados para serem desenvolvidos com crianças de 1 a 11 anos, baseando-se na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino de Ciências.

Após a oficina, os estudantes foram convidados a conhecer a estrutura de mini museu que foi desenvolvida para apresentar todos os materiais desenvolvidos pelos professores da área.

Segundo os professores das áreas de ciências da natureza e matemática, essa atividade possibilita desenvolver inúmeras habilidades, entre elas, o desenvolvimento da coordenação motora e fina, o contato com novas texturas, a autonomia de movimento no entorno, a tomada de decisões, a exploração do tato e a vista e a contribuição quanto ao desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social.

Conforme a professora, Josiane Fiss Lopes, “o tapete desperta muitos estímulos que fazem parte da nossa vida e estão presentes em nosso corpo, permitindo sentir e interagir com o meio que nos rodeia, o que contribui para o nosso desenvolvimento em todas as áreas”.

Além desses benefícios e interdisciplinaridade, o caminho sensorial une as atividades ao ar livre e o compromisso com a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos e todas.

“Quando a criança interage com a natureza e com seus elementos, o desenvolvimento dos sentidos e de habilidades é estimulado. Através deste contato a criança tem mais espaço para se divertir, brincar e fazer descobertas que só o meio ambiente pode oferecer”, finalizou Lopes.