Publicado em:
Alunos da rede pública têm lições de Química, Física e Matemática lançando foguetes
Em matéria da ZH, estudantes da Escola Maranhão, de São Marcos, mostram que a iniciativa inspiradora já garantiu até prêmios
A atividade educativa com cara de diversão mobiliza alunos de diferentes turmas de Ensino Fundamental na Escola Estadual Maranhão. São alunos entre 12 e 17 anos que reservam até dois turnos por semana, nas quartas e sábados, para aprender sobre a construção, lançamento e trajetória de foguetes. Em meio a esses exercícios bem práticos, muitas lições teóricas sobre Física, Matemática e Química são ensinadas pelo professor de Ciências Marcos Grizzon – biólogo por formação, mas apaixonado por foguetemodelismo – ou aprendidas pelos próprios alunos, que adoram pesquisar mais sobre o assunto no colégio e em casa.
– Essa experiência ajuda muito nos estudos. E nos motiva bastante. Se eu presto mais atenção nas aulas, principalmente de Matemática e Física, que não são o meu forte, tenho mais facilidade nos foguetes também – explica a estudante do 9° ano do Ensino Fundamental Ana Carolina Bertolazzi, 14 anos.
As atividades do Grupo de Foguetes São Marcos são realizadas de maneira extracurricular, e qualquer aluno da escola pode participar. A ideia começou em agosto de 2018 e, desde então, tem levado a aprendizados constantes de todos os envolvidos. Os participantes, todos leigos no tema, se esforçam para aprender mais e tornar seus modelos cada vez melhores. Com frequência, a fonte de informações são tutoriais feitos por aeromodelistas e publicados online em sites como o YouTube.
– Vou aprendendo junto com os alunos – confessa Grizzon, animado em explicar cada passo da evolução dos minifoguetes.
Reportagem completa: Gaúcha ZH
Fotos: www.facebook.com/grupodefoguetessaomarcos/