Publicado em:

Alternativas viáveis de desenvolvimento de caixa entomológica sem crueldade

Aulas práticas referentes ao reino animal, mais especificadamente a insetos, sem agir com crueldade para com os mesmos.

A professora Marina Corso Volpi, de Carazinho, pertencente a 39ª CRE, mostra a importância de educar, investir na mudança de mentalidade e na conscientização das pessoas, para que ajam de modo responsável, sabendo respeitar os direitos seus e do ambiente no qual estão inseridos. (FOWLER, et al.) 
O projeto foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do ensino médio da escola ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO SÃO JOSÉ - CONSTANTINA objetivando o aprendizado, a conscientização e a sensibilização do uso racional dos recursos naturais para estudo, principalmente enfatizando que podem haver alternativas viáveis para estudos práticos sem a utilização de seres vivos, tão eficaz quanto o modelo tradicional.  Pretende-se que este projeto se torne permanente na escola. 

Os invertebrados são os organismos mais abundantes em todo o planeta, devido a sua extrema diversidade adaptativa. Atualmente sabe-se que os insetos possuem grande importância ecológica, uma vez que desempenham diversos papéis em ecossistemas variados, como polinizadores e participantes ativos nos processos de ciclagem de nutrientes, também atuam em todos os níveis tróficos, incluindo os processos de degradação. O estudo destes animais é indispensável em diversos campos por serem organismos-modelo, atendendo disciplinas amplas dentro da biologia. As Coleções Entomológicas fazem parte dos estudos referentes aos insetos, e consistem em catalogações dos mesmos, em caixas com finalidades abrangentes, desde observações até estudos detalhados.

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de diferentes formas do desenvolvimento de aulas práticas referentes ao reino animal, mais especificadamente a insetos, sem agir com crueldade para com os mesmos. Além disso, também permitiu uma pesquisa de campo com os alunos verificando ambientes e características de vida dos animais em questão. De um modo geral a pesquisa bibliográfica proporcionou aos alunos um conhecimento das diferentes formas de desenvolver uma caixa entomológica sem crueldade, das quais, os mesmos concluíram que a fotografia seria a mais viável. O trabalho em grupo ainda proporcionou, além de material com baixo custo e o uso da criatividade dos alunos nas fotografias, uma fonte de estudo e a oportunidade do trabalho coletivo na escola e fora dela.