Publicado em:

6ª CRE: V Mostra Regional de Projetos ocorre dia 08 de novembro

6ª CRE promove a quinta edição da Mostra Regional de Projetos no parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul


Ao longo do ano letivo de 2022, o setor de pedagógico da 6ª Coordenadoria Regional de Educação de Projetos fomentou a Metodologia de Projetos junto as 89 escolas estaduais dos 18 municípios de abrangência da CRE, a fim de estimular o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa. Foram desenvolvidos trabalhos multidisciplinares e projetos com temas de relevância social. Então, para realizar a V Mostra Regional com o tema Educar para o protagonismo estudantil, foram realizas Mostras Polos, e 11 polos distintos, totalizando um total de 445 atividades. Destas, foram selecionados 100 para representar sua escola e seu município no evento que ocorre no dia 08 de novembro, entre 8h e 16h no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. As assessora pedagógicas Mariluci Prestes Moraes Trinks, Margaret Carvalho Rodrigues, Lisete Lopes Nascimento e Graziela Maria Lazzari, organizadoras do evento, convidam a todos para prestigiar os projetos e contribuir para o protagonismo estudantil.
"A Metodologia de Projetos apresenta uma proposta para nortear os trabalhos dos professores, vindo ao encontro das necessidades da sociedade, possibilitando a inclusão e autoria em trabalhos de pesquisa, bem como a realização de projetos dá a possibilidade de o aluno ser protagonista do seu aprendizado, e o professor ser um mediador do processo; fomenta a utilização da Metodologia de Projetos para promover a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades perante a sociedade e o planeta; E, especialmente, as mostras são oportunidades para que a comunidade tome conhecimento dos projetos que estão sendo desenvolvidos, além de promover espaços para a socialização das pesquisas e ações realizadas nas escolas, entre os estudantes e professores das instituições públicas e privadas," Salientam Graziela e Mariluci. 

A V Mostra Regional de Projetos será realizada no formato presencial, com a participação dos professores orientadores, estudantes e assessores do Departamento Pedagógico da 6ª CRE. Acontecerá no dia 08 de novembro, das 9h às 16h. Para avaliar os projetos, os assessores pedagógicos e pessoas convidadas, com experiência em projetos na comunidade, foram instrumentalizados através do Curso: “FORMAÇÃO DE AVALIADORES DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, de autoria das organizadoras Mariluci e Margaret, para avaliarem os trabalhos; Os cursistas serão os responsáveis pela avalição dos projetos na Mostra.