Publicado em:

6ª CRE – Ações desenvolvidas pelas escolas em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente

Diversas atividades foram realizadas nos últimos dias, nas escolas da 6ª CRE, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente.

Na EEEF São Luiz, destacam-se a confecção de cartazes com a coleta de materiais da própria natureza, com o objetivo de sensibilização para um mundo mais sustentável; plantio de árvores frutíferas, flores e chás no pátio da escola; palestra com as fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente cujo tema foi "Recicle tuas atitudes". Já na EEEM Carlos Corrêa da Silveira, os estudantes realizaram atividades voltadas para a preservação do Meio Ambiente, como: confecções de brinquedos feitos com materiais recicláveis; confecção de painéis sobre desastres naturais; alterações climáticas e a mineração como poluidora; o Meio Ambiente também escreveu carta de socorro aos nossos alunos.Na E.E.E.F. Dr. Pedro Alexandrino de Borba, durante as aulas de ciências, ministradas pela professora Ana Lúcia Oliveira Meurer, foram trabalhados temas ambientais, através de aula dialogada. Os estudantes confeccionaram um painel para expor seus desenhos, mostrando o quanto os cuidados e a preservação são importantes e urgentes.

                                                                            
A EEEM José Luchese está desenvolvendo um projeto intitulado: “Sustentabilidade e a comunidade escolar da Escola José Luchese”; tendo em vista a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente. Esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade; a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável, levando em conta os objetivos da ODS. Várias ações estão sendo realizadas, como: rodas de conversas sobre desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências; produção de engenhocas com material reciclado para ajudar o meio ambiente; produção de vasos de plantas suculentas com copos de café reutilizados de uma campanha de reciclagem na Academia Lovatto Fit; produção de fotorreportagens sobre o tema e apresentação oral; quiz sobre o tema sustentabilidade; produção de jogos em inglês com materiais reciclados.
. Durante a semana ambiental, ocorrerão diversas ações na EEEM Ramiz Galvão, como: análise literária do livro "Drufs", onde foi confeccionado, de material reciclado, um dos personagens da história, Zurônio (7°s anos); palestra, com o tema " Uma só Terra", ministrada pelo Engenheiro Químico da Corsan, (6°s a 9°s anos); criação de painel " Nossa Água, Nossa Vida," baseado na exibição de documentário e da reflexão sobre o Poema Água, (6°s anos); revitalização do pátio da escola e produção de canteiros que servirão para a horta escolar (9°s anos); parceria com o Lions Clube Rio Pardo, onde a escola passa a ser ponto de coleta do Projeto Lacre e Tampinha reciclável (6°s a 9°s anos e comunidade escolar).                          Na EEEM Wolfram Metzler, a professora Charlene Tereza Weber Ribeiro desenvolveu, no 3º ANO B - Anos Iniciais, a partir do tema Meio Ambiente, a exploração de gênero textual cordel e a escrita coletiva e criativa de um cordel sobre Meio Ambiente. Já no 1º e 3º anos do Curso Técnico Integrado em Agroindústria, o professor Josué Schneider Martins promoveu três ações: palestra sobre "Alimentação e meio ambiente: como as PANC podem ajudar na sustentabilidade"; atividade de identificação de PANC na área técnica da escola; atividade de prática: Processamento de PANC. 
                             
Na EEEF Leontina, a professora Leila Ivana Nyland Baierle promoveu diversas ações, com os estudantes de 7º e 8º anos: visita a Usina de Reciclagem de Venâncio Aires; implantação das lixeiras coletoras de pilhas e baterias e produções de trabalhos artísticos com material reciclável. Os objetivos dos trabalhos foram de sensibilizar os estudantes para um consumo consciente; conscientizar para os cuidados com o lixo, sua adequada separação, mostrando o destino do mesmo; impactar quanto ao destino final do lixo e sua importância numa Usina de Reciclagem; ser o protagonista quanto a atuação numa economia sustentável, sendo responsável por seu consumo e impactos no Planeta. A partir das ações, os estudantes estão construindo projetos ambientais
A turma do 4º ano da EEEF Dinarte aprendeu um pouco mais sobre preservação ambiental através de problemas matemáticos, que envolveram a questão do lixo; a turma do 5º ano, da professora Jucélia Teixeira Porto, produziu cartazes sobre a preservação do meio ambiente, de maneira interdisciplinar nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e História; o 7° ano, com a professora Fabiana Kappaun, no componente curricular Arte, foram desenvolvidas: conversação sobre ambientes naturais e modificados, análise de algumas obras da artista Tarsila do Amaral nas quais temos a presença do meio ambiente, ilustração da frase "A mão que destrói é a mesma mão que pode reconstruir"; além disso, o 7º ano produziu, sob orientação da professora Paula Moraes, no componente curricular de Geografia, um mural de fotografias tiradas pelos próprios estudantes da turma; o 8º ano, com a professora Veridiana Tesche, confeccionou cartazes com mensagens sobre a importância da preservação ambiental, no componente curricular Ensino Religioso.
                                                                  

Parabéns a todas as escolas pelas ações realizadas. Sabemos que muito está sendo desenvolvido, como projetos e ações, ao longo do ano letivo.
Abraços.

Mariluci Prestes Moraes Trinks – Assessora Pedagógica Transversalidades