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22 de março- Dia mundial da água. Contribuições das assessorias de Educação Ambiental.

Contribuições dos assessores de educação ambiental das Coordenadorias regionais da Educação


 22 de março é o Dia Mundial da Água.
Como estamos em relação aos cuidados com nossa água? De que forma estamos nos relacionando com este elemento fundamental para todos os seres vivos?

As assessorias de Educação Ambiental da SEDUC/RS trazem algumas alternativas para trabalhar a temática no currículo escolar. Cada assessoria escolheu uma imagem. 

Nádia Teresinha Federle - Assessora de Educação Ambiental - 15ª CRE
A temática da água pode ser trabalhada transversalmente por meio da análise de gráficos de consumo nas contas de água nas aulas de Matemática.
Também pode ser trabalhada em conjunto com os Componentes de Literatura, Sociologia, Geografia, História e Língua Portuguesa, por meio de projetos de leitura, pesquisa e análise de obras literárias como Vidas Secas (Graciliano Ramos) e O Quinze (Raquel de Queiroz), as quais tratam do sofrimento das pessoa atingidas por secas extremas e que podem servir de modelos de reflexão para nossa realidade atual e como podemos e devemos mudar essa realidade.

Elisabete Clara Maule Valmórbida .Assessora de Educação Ambiental - 4ª CRE
Componente: Matemática- Calcular a quantidade de água que é desperdiçada se uma torneira ficar pingando durante quatro horas?

Pollyanna Nonnenmacher Recart - assessora de Educação Ambiental da 2ª CRE
Educação Física, falando em parte teórica:
- A importância do consumo consciente
- Formas de racionamento
- Como aproveitar melhor a água da chuva para outros fins (também pensando no racionamento)
- Importância da água na hidratação do corpo e para higiene.
- A água no corpo humano - funções
Para a parte prática:
- Gincana que envolva um quiz de perguntas sobre o tema combinando com exercícios e brincadeiras.

Judith Ovídia Giménez López - Assessora de Educação Ambiental - 11ª CRE

A “temática água” deveria ser trabalhada no currículo escolar, aproximando, contextualizando e conscientizando o aluno da importância do uso e reutilização da água. Temos um grande desafio dentro de sala de aula que é, despertar o interesse do aluno para que se conscientize da importância em preservação deste bem precioso e escasso. Outro desafio perpassa pela atuação do professor, para que este, eduque o aluno para atuar como liderança em sua comunidade sendo corresponsável em cuidar das nascentes, rios e mares. E principalmente saber que a ação ao abrir a torneira, é um processo que inicia bem antes de cair a primeira gota de água. Estes processos educacionais são efetivados em sala de aula, porém considero que a continuidade é um desafio diário, com muitos fatores externos a enfrentar (políticos, sociais, econômicos) prováveis práticas aplicáveis em sala de aula:
Educação Física: A água para hidratar seu corpo após a uma atividade Artes: Filmes referente a escassez hídricas Sociologia: Disputa de poder por territórios com mananciais História: Guerras por motivação de poder sobre águas Filosofia: Ética individual e coletiva em preservação do ecossistema que o rodeia.

Daisy Costa Faria  Assessora  de Educação Ambiental - 28ªCRE
A conexão entre as aprendizagens dos diferentes Componentes Curriculares torna-se fundamental dentro de uma proposta de trabalho voltada para transversalidade. A importância da água e de sua preservação no cotidiano da sociedade é um tema propício para discussão e para aprendizagens no cotidiano escolar.
O estudo, a compreensão e a análise sobre a referida temática oferecem, por exemplo, em Geografia e em História, a possibilidade de realizar uma formação crítica de leitura social e econômica de lugar/mundo, abordando a questão da cidadania e da responsabilidade socioambiental. Em Linguagens e suas Tecnologias, é possível a realização de atividades teatrais, de expressão corporal, de produções e de análises textuais voltadas para o tema. As possibilidades de trabalhos são múltiplas.

Roberto João Morais da Cunha  Assessor de Educação Ambiental - 35ª CRE

Na prática do Esporte ORIENTAÇÃO, entre tantos conteúdos escolares, podemos trabalhar a questão da água de uma maneira diferente!
Neste final de semana, 19 e 20 de março de 2022, aconteceu a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Orientação, realizado na cidade de Santiago.
Tivemos a participação de professores de Educação Física e alunos da EEEB João Aquino / UNISTALDA, do CE Cristóvão Pereira e da EEEM Thomás Fortes / SANTIAGO.
Nos mapas em anexo, utilizados pelas categorias de participantes até 18 anos, podemos observar que o percurso a ser percorrido passava por linhas d'água (pequenos córregos e riachos) e açudes.
Foi possível observar, mesmo que ao meio de uma competição, a conservação da mata ciliar, o estado da água, possíveis agressões à natureza, nascentes, etc.
Este mapa poderá ser utilizado posteriormente (mediante autorização para visita à área) para os professores e alunos, que participaram do evento, fazerem observações sobre o que vivenciaram e os demais alunos fazerem uma caminhada pelo local, sendo trabalhado não só a água, mas vários outros conteúdos.
Inclusive outras disciplinas como geografia, matemática, língua portuguesa, etc., poderiam estar realizando um trabalho multi/inter/disciplinar com este mapa e a prática dessa modalidade, em conjunto com a Educação Física.
A aprendizagem da Orientação inicia na escola e se estende para qualquer lugar que tenha um mapa para a prática da modalidade. Em 2023 o Brasil será sede do Campeonato Mundial Escolar até 15 anos desse esporte.
Em anexo fotos de alunos e professores das referidas escolas acima na etapa do Gaúcho.

Evani Inês Krügel  ASSESSORA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 21ª CRE – TRÊS PASSOS

Penso que a temática da água pode ser trabalhada e bem trabalhada em qualquer área do conhecimento. Da forma que cada professor preferir, priorizando, no entanto, o diálogo e provocando a reflexão dos participantes, para que o protagonismo possa manifestar-se em soluções ou propostas, ou seja, na construção de novos conhecimentos. 
Um exemplo simples: Em aulas de Filosofia, que naturalmente irão se estender por outras áreas do saber, conduzir o tema a partir da letra e da música Planeta Água (Guilherme Arantes). Explorar – inicialmente - a questão das concepções do primeiro Filósofo, Tales de Mileto, e o significado da palavra Água, para ele. Seguir, pelas estrofes, abordando cada possibilidade de transformação, pelas quais passa esse elemento e sua influência nos fenômenos climáticos, entre outros. Analisar com as turmas,  questões humanistas em torno desses fenômenos e de seus efeitos. Destacar a influência da  presença ou ausência da água ao longo das civilizações até nossos dias com projeções de possibilidades futuras.
Dá para imaginar a Vida, em suas múltiplas manifestações, assim como ela é na Terra, sem a presença abundante da Água? Muitos até já fizeram isso e apresentaram seus efeitos em livros e filmes de catástrofes. Sem a Água haveria possibilidade de Vida em nosso Lar Planetário? Água? Uma gota só não basta. No entanto cada uma tem a nobre missão de sustentar a vida na Terra.

Maríndia Lima Assessora de Educação Ambiental - 1ª CRE

Tema: Água
Temas Transversais: Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo Subtemas: Saneamento Básico, Prevenção de Doenças Componentes curriculares: Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa (a aula seria ministrada no componente Geografia)
Aula Teórica
Conceituar Saneamento Básico, Aterro Sanitário e Lixão;  Identificar as doenças causadas pelo contato com o esgoto não tratado; Identificar a quantidade de esgoto tratado em Porto Alegre; Diferencias as etapas do tratamento do esgoto na ETE;
Identificar o direito constitucional ao Saneamento Básico.
Aula prática: visitar a Ecobarreira
Conclusão: Escrever uma redação sobre o aprendizado.

Marilda Nadalon Portela- Assessora educação ambiental -32ª CRE- SÃO LUIZ GONZAGA

O tema água é de tamanha relevância que exige um comprometimento de toda a escola. Aconselha-se trabalhar com a todas as turmas do turno, de forma que se torne prazeroso. Trabalho durante toda a semana envolvendo todas as áreas adequando as atividades aos níveis Sabendo que a escola é um lugar de aprendizagem e um importante espaço para a construção da cidadania e onde há uma grande diversidade de seres humanos se faz necessário o trabalho sobre este assunto, uma vez que é dentro do espaço escolar que se aprende sobre preservação e conservação dos recursos naturais disponíveis no planeta.
Como mostrar aos alunos que todos são responsáveis pela água do planeta? De onde vem a água que uso em minha casa?

Vivian Corrêa -  Assessora Educação Ambiental - 19ª CRE
A temática Água, para ser trabalhada de forma transversal, deve ser vista como essencial, não apenas para questões ambientais, mas como um todo, envolvendo ações de cidadania, considerando aspectos econômicos e sociais, ações de desenvolvimento local e conscientização para a preservação.
Exemplo: Disciplina de Sociologia. Levantamento do abastecimento de água potável nos bairros de maior vulnerabilidade social do município. Análise quantitativa quanto ao abastecimento. Entrevistas com moradores sobre as redes de esgoto e saneamento, origem da água que chega ao bairro e qualidade da água recebida. Análise qualitativa quanto às condições de abastecimento.



Jucelita MIneto da Silva Asessora de Educação Ambiental - 17ª CRE
Faça do aluno um detetive
Que tal propor uma dinâmica bem divertida e diferente para os alunos? Encoraje-os a serem detetives por um dia (ou uma semana ou o mês inteiro). Peça que as crianças investiguem em suas casas – e na própria escola – más utilizações da água ou o desperdício dela.
Use um desenho como exemplo
Ter ferramentas visuais é uma ótima escolha para ter a atenção dos alunos e cultivar a curiosidade sobre o assunto. Com vídeos interativos, por exemplo, a criança se sente mais empolgada em aprender sobre o assunto.
Logo, desenhos animados assistidos pelas crianças, como o Show da Luna, Cocoricó e Turma da Mônica são ótimas ferramentas para atrair a atenção das crianças. Pesquise episódios de animações que tratam sobre a água, seu ciclo e sua preservação.
Engaje os alunos
O Dia da Água é uma data para relembrar a importância dela no mundo e sua escassez. Apresente atitudes que os próprios alunos e alunas podem ter para mudar sua posição com o uso da água. Veja algumas bem legais:
– Conserve a água!
Reúna os estudantes em uma roda e faça uma lista de como eles podem conservar a água. Algumas ideias para crianças conversarem é desligar as torneiras, tomar banhos mais curtos, verificar se há vazamentos e não desperdiçar água em casa ou na escola.
Incentive que as crianças estimulem as famílias a entrarem na mudança de atitude também. Dê exemplos como usar um balde para lavar a calçada ou o carro, ao invés de mangueira; lavar roupa com menos frequência; dar descarga no vaso sanitário apenas quando necessário; e pensar em maneiras de reaproveitar a água.
– Desperdício de comida
Converse com as crianças sobre como é importante não desperdiçar comida e sua relação com o uso da água. Limitar o desperdício significa reduzir a água necessária para produzir novos alimentos.
E mesmo quando há restos de comida, mostre como eles podem ser guardados para outra refeição ou podem ser reutilizados na natureza, como adubo para as plantas.
– Água da chuva
Ensine aos alunos que a água das chuvas também pode ser utilizada para lavar a casa, as calçadas ou o carro. Ao utilizar água potável para esses fins, muita água de qualidade é desperdiçada sem necessidade alguma.
A própria escola pode servir como exemplo, instalando formas de reaproveitar a água da chuva para molhar as plantas, lavar os pátios e, em níveis mais avançados, como utilizar sistemas que usem a água da chuva para descargas.
Use e abuse de jogos interativos

Elisabete Farias da Silva  Assessora de Educação Ambiental - 24ª CRE
Você já pensou na importância da água?
Aprenda a preservar este recurso natural:
- Feche a torneira ao escovar os dentes,
-Tome banhos econômicos,
-Ensaboe a louça toda antes de enxaguar,
-Sempre use a máquina de lavar roupas e louças com a capacidade máxima,
-Não lave as calçadas das ruas,
- Priorize lavagens econômicas para o seu carro.
Questionamentos:
Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?
Muitas pessoas precisam ser hospitalizadas devido a problemas em relação ao saneamento .Áreas de vulnerabilidade.
Muitas crianças apresentam dificuldade quando em idade escolar,baixo rendimento, baixo auto- estima,relacionamento social e afetivo

SANDRA MARIZA TUMELERO ASSESSORA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL -  7ªCRE- PASSO FUNDO
Componente Curricular: MATEMÁTICA

Objetos do Conhecimento

Transversalidade

1-Grandezas e Medidas

- Medidas de Comprimento

- Medidas de superfície

- Medidas de volume

2-Equipamentos para análise da água

Meio Ambiente
A importância dos processos de medição e utilização das grandezas para descrever e comparar fenômenos.
- As relações existentes entre o consumo de água e a necessidade, trazendo atitudes simples do dia-a-dia que poderiam contribuir para o consumo consciente de água.





3-Dados estatísticos do número de habitantes do planeta e seu consumo médio de água em diferentes setores, indústria, doméstico, agricultura.
4-Dados estáticos da disponibilidade de água potável em regiões locais e do planeta.



IRENITA DA SILVA  ASSESSORA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 08 CRE – SANTA MARIA/RS
Proposta:
1. Após a leitura do poema, organizar duplas. Solicitar que escrevam pelo menos um verso. Ilustrá-lo.
2. Confecção de um varal de poema (coletivo) ilustrado com o trabalho
de cada dupla.
3. Leitura e comentário do material produzido.
4. Exposição do varal de poema na escola. (ou podem colocar os poemas em garrafinhas para expor. Como acharem melhor.
5. Pode ser desenvolvido nos componentes:
- Língua Portuguesa
- Arte
- Filosofia
- Geografia
- Educação Física
- Ensino Religioso
- Matemática
- Outras

Mara Rúbia Vieira  Assessora Ambiental - 14ª CRE
TÍTULO: A existência de água no Planeta Terra
COMPONENTES CURRICULARES:
Religião / Geografia
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
Religião: Conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente e o uso racional da água para a
preservação da vida no Planeta Terra.
Geografia: Identificar características da Terra e seu formato esférico e a distribuição de água no
Planeta. Refletir sobre as proporções de água existentes no planeta, estabelecendo um comparativo
entre as águas salgadas e doces.
MATERIAIS/ RECURSOS DIDÁTICOS:
Religião: Declaração Universal dos direitos da água (you tube) Debate sobre a importância de economizar água TEMPO : 50 minutos
Geografia: Globo Observação  A distribuição da água doce e água salgada. Explosão de idéias sobre a distribuição de água no planeta
qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/aguas.pdf.
Sistematização TEMPO: 100 minutos AVALIAÇÃO: participação em aulas

Nádia Vitoriana Costa Lopes Assessora de Educação Ambiental - 18ª CRE
Penso que a temática da água permeia todos os componentes curriculares, desde a educação infantil até o ensino médio. Pode-se propor, por exemplo, na disciplina de língua inglesa, atividades que estimulem a escrita em língua estrangeira ao mesmo tempo em que se reflete sobre o tema: pensar sobre o ambiente em que cada um vive, observações de como acontece o cuidado com a preservação do local em que se vive, asssitir videos em lingua estrangeria que tratem desta temática e promover debates orais, produção de cartazes, escrita reflexiva, entre outros recursos que podem ser usados.

Mariluci Prestes Moraes Trinks Assessora de Educação Ambiental - 6ª CRE
No componente Matemática:
Analisar a porcentagem de água doce disponível para consumo, no Planeta. Trabalhar as porcentagens, gráficos, e a sensibilização da importância dos cuidados que devemos ter com as nascentes e com a preservação dos rios.
Nos componentes História e Geografia: Entrevistar as pessoas idosas da comunidade, questionando como era o rio (caso tenha um rio no bairro onde a escola esteja inserida), há “30 ou 40” anos (ou mais) atrás. Buscar fotos antigas do rio. Fazer fotografias de hoje. Acessar o Google Maps para ver as imagens atuais do rio. Fazer um comparativo. Exposição de painéis. Rodas de conversa com outras turmas, apresentando o material.
No componente Literatura: Fazer poemas relacionados ao tema. 
No componente Língua Portuguesa: Buscar músicas relacionadas ao tema. Fazer discussão sobre as letras. Fazer paródias. Charges. Confecção de livro de estórias. Podcast
No componente Língua Inglesa e Língua Espanhola: Buscar músicas relacionadas ao tema. Fazer tradução das letras. Discussão sobre as letras.
No componente Arte: Painéis, cartazes, fazendo um comparativo entre um rio preservado e outro poluído. Teatro sobre o tema, fantoches. Rádio, jornal mural.
No componente Educação Física: A importância da água para hidratação do corpo.
No componente Ensino Religioso: Trabalhar a água como Fonte de Vida. Reflexões – Roda de Conversa, com as temáticas:
1. E se não existisse a água
2. Qual o valor da água para a vida.

Marlise Grecco de Souza Silveira.  Assessora de Educação Ambiental 10 CRE

O estudo da água está previsto na BNCC nos Temas Contemporâneos Transversais : Meio ambiente - Educação Ambiental e Educação para o Consumo.
Os objetivos que podem ser utilizados são : valorizar da água como um recurso precioso, trabalhar o tema água com consciência, pensando no próximo, Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.), conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares , perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água, Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente e principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Nas Linguagem oral e escrita deve ser trabalhada:
? Importância da água:
? Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
? Produção coletiva de pequenos textos
? Escrita espontânea
? Cruzadinhas, caça-palavras
? Atividades com alfabeto móvel
? Palestras sobre meio ambiente
? Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
? Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Matemática deve ser trabalhada :
? Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
? Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
? Situações-problema envolvendo a água
? Jogo com dado/trilha
? Seriação e classificação.
Na Natureza e sociedade deve ser trabalhada :
Artes
? Desenho livre e de observação
? Recorte e colagem
? Dobraduras
? Releitura de obras de arte
? Modelagem com areia e argila
? Técnicas de pintura
? Maquetes
? Jogo da memória
Música e movimento deve ser trabalhada:
? Atividades diversas músicas e cantigas relacionadas ao tema Ex : a música Planeta água
do Guilherme Arandes
? Ginástica historiada
? Circuito da água
? Teatros e dramatizações
Na Geografia o tema água deve ser trabalhada :
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugerimos a realização de pesquisas em duplas, ou em grupos, sobre as condições dos rios e/ou córregos mais próximos dos arredores da escola. As informações podem ser coletadas na biblioteca da escola, na internet, conversando com antigos moradores, na administração regional ou na sede da prefeitura, etc.
Competências gerais da BNCC :
Estimular o Pensamento científico, crítico e criativo, a Comunicação, o Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Empatia e cooperação, Responsabilidade e a cidadania, onde o tema pode ser aprofundado.