Educação Gaúcha Conectada


No âmbito da Iniciativa BNDES Educação Conectada, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o suporte técnico do Centro de Integração para a Educação Brasileira (Cieb), o projeto Educação Gaúcha Conectada conjuga esforços entre os federados para avançar na implantação do Programa Federal de Inovação Educação Conectada. No Rio Grande do Sul, o projeto contempla as redes municipais e estadual de ensino fundamental e médio, nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria.

Estão previstos ações e investimentos integrados nas quatro dimensões estruturantes do Programa Educação Conectada: Visão, formação, Recursos educacionais digitais e Infraestrutura.

Um Grupo Especial de Trabalho foi constituído. O objetivo geral do projeto é “transformar a visão da Rede Pública de Ensino, qualificando o processo de construção do conhecimento dos estudantes, por meio de práticas inovadoras, envolvendo a adoção de metodologias que privilegiem o uso de tecnologias no processo pedagógico. O público-alvo é constituído por professores, gestores, alunos e comunidade escolar do território. Através do Grupo de Trabalho formado por uma equipe multidisciplinar, com a finalidade de estabelecendo metas, acompanhamento, monitoria, avaliação e sustentabilidade do projeto”.

76 escolas

2.278 professores

28.730 alunos

Quatro dimensões


Promover políticas públicas que proporcionem a integração das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICS) nas práticas docentes, em consonância com a Base Curricular Gaúcha, com a finalidade de reduzir os índices de reprovação, de evasão, de distorção idade-ano, e proporcionar a melhoria dos indicadores e qualificação da educação.


Promover momentos de formação continuada aos professores do território, através de Trilhas Criativas, visando capacitá-los e instrumentalizando-os para realização de atividades pedagógicas que envolvam o uso de tecnologias, na intenção de incentivar uma mudança metodológica que privilegie a construção do conhecimento e o protagonismo dos alunos.


Disponibilizar recursos que apoiem a prática pedagógica, oferecendo material didático em múltiplos formatos de plataformas, que sejam adequados aos diferentes níveis de ensino, estimulando o uso, a construção e o compartilhamento de REDs.


Ampliar e qualificar a oferta de tecnologia para escolas e ambientes especializados de formação, por meio da aquisição de dispositivos móveis, kits de robótica educacional, mobiliários específicos, que podem ser usados nas salas de aula e demais espaços de aprendizagem. Assim, objetiva-se elevar a qualidade do ensino ofertado e estimular a participação dos alunos.

Territórios



Educação Gaúcha Conectada contempla as redes municipais e estadual de ensino fundamental e médio, nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria, escolhidos através de sorteio. Com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de qualidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão no cotidiano das escolas públicas. O projeto tem previsão de implantação de 2 anos, até dezembro de 2020, e é um passo importante para por em prática o planejamento das redes e suas estratégias educacionais mediadas por tecnologia. 




Cachoeira do Sul

A cidade de Cachoeira do Sul está localizada a 196 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Com cerca de 87 mil habitantes, o projeto irá abranger o total de 5.759 estudantes do Ensino Fundamental I e II de cinco escolas municipais e 15 estaduais da área urbana. Já os estudantes do Ensino Médio, serão 1.177 da rede estadual do município.


Santa Maria

Santa Maria está localizada a 292 km de Porto Alegre. Com aproximadamente 278 mil habitantes, recebe o projeto que irá abranger o total de 15.553 estudantes do Ensino Fundamental I e II de 23 escolas municipais e 33 estaduais da área urbana. Os estudantes do Ensino Médio serão 5.641 contemplados da rede estadual do município.

Etapas do projeto

Registro Fotográfico


Confira as imagens do andamento do projeto Educação Gaúcha Conectada nas cidades do Rio Grande do Sul.

Registro Fotográfico - Encontro RJ

Trilhas Criativas

O projeto foi inicialmente discutido pelos gestores e equipes técnicas das secretarias estadual e municipais a partir do diagnóstico respondido em 2018 pelas escolas sobre as quatro dimensões do uso da tecnologia (questionário GuiaEdutec) e procurou incorporar o que as redes e escolas já têm desenvolvido - considerando as oportunidades e dificuldades para o uso pedagógico da tecnologia. As Trilhas Criativas são desenvolvidas para promover momentos de formação continuada aos professores do Território. Desta forma será possível capacitá-los para a realização de atividades pedagógicas que envolvam o uso das tecnologias, de uma forma contextualizada, na intenção de incentivar uma mudança metodológica que privilegie a construção do conhecimento e o protagonismo dos estudantes.

No total serão cinco Trilhas Criativas, nas quais os 546 professores participantes do município de Cachoeira do Sul e os 1.692 de Santa Maria participarão. Elas serão divididas por temas específicos:

  • Trilha Criativa 01: Conhecimentos Iniciais
  • Trilha Criativa 02: Alfabetização e letramento
  • Trilha Criativa 03: Trabalhando com a Educomunicação
  • Trilha Criativa 04: Conhecendo e alimentando Portais Educacionais
  • Trilha Criativa 05: Robótica Educacional

Apoio

Suporte técnico

Iniciativa

Realização