Educação Gaúcha Conectada


No âmbito da Iniciativa BNDES Educação Conectada, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o suporte técnico do Centro de Integração para a Educação Brasileira (Cieb), o projeto Educação Gaúcha Conectada conjuga esforços entre os federados para avançar na implantação do Programa Federal de Inovação Educação Conectada. No Rio Grande do Sul, o projeto contempla as redes municipais e estadual de ensino fundamental e médio, nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria.

Estão previstos ações e investimentos integrados nas quatro dimensões estruturantes do Programa Educação Conectada: Visão, formação, Recursos educacionais digitais e Infraestrutura.

Um Grupo Especial de Trabalho foi constituído. O objetivo geral do projeto é “transformar a visão da Rede Pública de Ensino, qualificando o processo de construção do conhecimento dos estudantes, por meio de práticas inovadoras, envolvendo a adoção de metodologias que privilegiem o uso de tecnologias no processo pedagógico. O público-alvo é constituído por professores, gestores, alunos e comunidade escolar do território. Através do Grupo de Trabalho formado por uma equipe multidisciplinar, com a finalidade de estabelecendo metas, acompanhamento, monitoria, avaliação e sustentabilidade do projeto”.

76 escolas

2.888 professores

32.127 alunos

Territórios


Educação Gaúcha Conectada contempla as redes municipais e estadual de ensino fundamental e médio, nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria, escolhidos através de sorteio. Com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de qualidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão no cotidiano das escolas públicas. O projeto tem previsão de implantação de 2 anos, até dezembro de 2020, e é um passo importante para por em prática o planejamento das redes e suas estratégias educacionais mediadas por tecnologia. 


Segmento
Desafio Educacional
Prática Pedagógica
Ensino Fundamental I
Alfabetização (1º e 2º ano)
Ensino híbrido: rotação por estações
Ensino Fundamental II
Distorção Idade-série (6º e 9º ano)
Aprendizagem baseada em projetos
Ensino Médio
Engajamento estudantil (1º, 2º e 3°ano)
Aulas Mão na Massa



Cachoeira do Sul

A cidade de Cachoeira do Sul está localizada a 196 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Confira os números do projeto:

50% rede municipalRede estadualTotal
Escolas urbanas51520
Professores94769863
Estudantes 1.6606.9478.607
Santa Maria

Santa Maria está localizada a 292 km de Porto Alegre e possui aproximadamente 278 mil habitantes. Confira os números do projeto:

50% rede municipalRede estadualTotal
Escolas urbanas233255
Professores453
1.5722.025
Estudantes 7.26416.25623.520

Quatro dimensões


O Programa tem como principal premissa o equilíbrio dos  investimentos entre os 
seguintes pilares:


Visão Inovadora

Conteúdo digital de qualidade

Internet de alta velocidade e bons equipamentos

Capacitação para professores e gestores escolares

Etapas do projeto


Registro Fotográfico


Confira as imagens do andamento do projeto Educação Gaúcha Conectada nas cidades do Rio Grand
e do Sul.

Registro Fotográfico - Encontro RJ

Formações de professores(as)

O projeto foi inicialmente discutido pelos gestores e equipes técnicas das secretarias estadual e municipais a partir do diagnóstico respondido em 2018 pelas escolas sobre as quatro dimensões do uso da tecnologia (questionário GuiaEdutec) e procurou incorporar o que as redes e escolas já têm desenvolvido - considerando as oportunidades e dificuldades para o uso pedagógico da tecnologia. AsTrilhas Criativas são desenvolvidas para promover momentos de formação continuada aos professores do Território. Desta forma será possível capacitá-los para a realização de atividades pedagógicas que envolvam o uso das tecnologias, de uma forma contextualizada, na intenção de incentivar uma mudança metodológica que privilegie a construção do conhecimento e o protagonismo dos estudantes.
No total serão cinco Trilhas Criativas, nas quais os 546 professores participantes do município de Cachoeira do Sul e os 1.692 de Santa Maria participarão. Elas serão divididas por temas específicos:

  • Trilha Criativa 01: Conhecimentos Iniciais
  • Trilha Criativa 02: Alfabetização e letramento
  • Trilha Criativa 03: Trabalhando com a Educomunicação
  • Trilha Criativa 04: Conhecendo e alimentando Portais Educacionais
  • Trilha Criativa 05: Robótica Educacional

Apoio

Suporte técnico

Iniciativa

Realização