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Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

A partir da garantia de aprendizagens essenciais e comuns a todos, referenciadas na BNCC, e da oferta de itinerários formativos organizados e estruturados pedagogicamente, o estudante poderá escolher, entre diferentes percursos, a formação que mais se ajusta às suas aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida. 

Legislação do Ensino Médio
  • Constituição Federal – Art. 205, 206, 210 e 214;
  • LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96 – Art. 35;
  • Plano Nacional de Educação – Metas 3 e 6;
  • Lei 13.415/2017, que altera a LDBEN, Art. 24 e 36;
  • DCNEM - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Art. 10, 11, 12.

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Principais Características do Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio está totalmente voltado para o desenvolvimento do protagonismo, autonomia e responsabilidade do estudante.
O jovem é estimulado a colocar em prática o seu projeto de vida, fazendo escolhas conscientes e focadas no seu futuro. Ele pode escolher, entre os itinerários oferecidos pela sua escola, aqueles cuja formação seja mais adequada às suas aspirações e aptidões, de acordo com seu projeto de vida.

Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio
Através de Itinerários Formativos estruturados, organizados e referenciados pedagogicamente, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), são oportunizadas as aprendizagens essenciais ao estudante.
O Referencial Curricular Gaúcho (RCG) para o Novo Ensino Médio preconiza as abordagens multidisciplinares e transdisciplinares, enfocando em seus componentes curriculares, dentro das suas respectivas áreas de conhecimento, a pesquisa e estudo científico, o mundo do trabalho, a inclusão, a participação social e a educação socioambiental.
O Currículo do Novo Ensino Médio está estruturado em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos, contemplando as quatro Áreas de Conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias;
O processo de Ensino e Aprendizagem é embasado em Competências e Habilidades que devem ser desenvolvidas a partir de Objetos de Conhecimento relevantes e atrativos.

Itinerários Formativos
Os itinerários formativos são um conjunto de componentes curriculares ofertados pelas escolas e redes de ensino que possibilitam ao estudante o aprofundamento dos conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos na formação geral básica, visando à preparação para a vida e o mundo do trabalho, ou o prosseguimento dos seus estudos.
Os itinerários formativos visam mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas do conhecimento e que sejam pertinentes na formação técnica e profissional, podendo estar organizados de forma integrada.
Os itinerários são definidos de forma autônoma pelas redes de ensino, considerando as particularidades regionais e os anseios de estudantes e professores.
Escolas Piloto
Atualmente a Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul conta com 264 escolas piloto que, desde 2019, participam do processo de implementação do Novo Ensino Médio através das experiências pedagógicas realizadas com os itinerários formativos.
Temática dos Itinerários Formativos ofertados pela Escolas Piloto da Rede Pública Estadual de Ensino
Cidadania e Gênero, Educação Financeira, Empreendedorismo, Expressão Corporal, Expressão Cultural, Profissões, Relações Interpessoais, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia.
Nova Arquitetura do Ensino Médio
A nova arquitetura é formada por: Formação Geral Básica e Itinerários formativos.
A carga horária mínima é de 3000 horas anuais no total. A carga horária máxima da Formação Geral Básica é de 1800 horas e dos Itinerários Formativos a carga horária mínima é de 1200 horas.

Unidades Curriculares Eletivas
As redes de ensino e as escolas podem ofertar unidades curriculares eletivas que estejam alinhadas aos seus contextos regionais e às suas condições de infraestrutura. Estas unidades podem contemplar projetos, oficinas, atividades e práticas contextualizadas, laboratórios, clubes, observatórios, incubadoras, núcleos de estudo, núcleos de criação artística, entre outros.
Projeto de Vida
O desenvolvimento do projeto de vida é articulado desde o primeiro ano do Ensino Médio. Dessa forma os jovens gaúchos, advindos de realidades distintas e com históricos diferentes, são estimulados a exercer genuinamente o seu protagonismo e o seu direito de escolha alinhado com as suas aspirações pessoais.
A integração do Projeto de Vida com as aprendizagens desenvolvidas nos Componentes Curriculares ofertados na Formação Geral Básica e nos Itinerários Formativos traz ao estudante uma maior compreensão do mundo e autonomia para tomar as decisões que impactem positivamente o seu futuro.

Competências Gerais da BNCC


Ufa! Suas dúvidas acabaram


Está com alguma dúvida quanto a implementação do projeto Novo Ensino Médio? Grave o seu vídeo, poste no YouTube e envie o link para ensinomedio-dipeb@seduc.rs.gov.br. Seu vídeo será postado aqui na página com a resposta do Departamento de Educação, assim você contribui para esclarecer a dúvida de outras pessoas também.

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I Maratona Novo Ensino Médio

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