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Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.

A partir da garantia de aprendizagens essenciais e comuns a todos, referenciadas na BNCC, e da oferta de itinerários formativos organizados e estruturados pedagogicamente, o estudante poderá escolher, entre diferentes percursos, a formação que mais se ajusta às suas aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida. 

Marcos Legais
  • Constituição Federal – Art. 205, 206 e 2014;
  • Lei de Diretrizes e Bases – Art. 35;
  • Plano Nacional de Educação – Metas 3 e 6;
  • Lei 13.415/2017, que altera a LDB, Art. 24 e 36;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Art. 10, 11, 12.
Principais mudanças
  • Base Nacional Comum Curricular – BNCC – reelaboração do currículo;
  • A escolha por itinerários formativos – caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e aos seus projetos de vida – protagonismo juvenil;
  • Formação técnica e profissional no Ensino Médio regular;
  • Ampliação e distribuição da carga horária – mínimo 3.000 horas totais, garantindo até 1.800 horas de formação geral básica (BNCC) e o restante para os itinerários formativos (até março de 2022).
BNCC
  • Documento que estabelece as competências e habilidades essenciais que os estudantes têm direito de desenvolver ao longo da educação Básica.
  • Tem por objetivo promover uma educação com equidade e qualidade, garantindo a todos os estudantes os mesmos direitos de aprendizagem.
  • Os sistemas de ensino deverão estabelecer cronograma de implementação da parte do Ensino Médio em 2019 e iniciar o processo de implementação a partir de 2020.
  • Está organizada em quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), contemplando todos os componentes curriculares por meio de competências e habilidades.
Percurso Formativo
  • Os percurso formativos são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho.
  • Os percursos podem estar organizados por área do conhecimento e formação técnica e profissional ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional, no caso dos itinerários integrados. Os estudantes podem cursar um ou mais itinerários formativos.
  • As redes terão autonomia para definir os itinerários oferecidos, considerando suas particularidades e os anseios de professores e estudantes. Esses itinerários podem mobilizar toda ou apenas algumas competências específicas da área (ou áreas) em que está organizado.
Unidades curriculares

  • Além da tradicional organização por disciplinas, as redes e escolas podem escolher criar unidades que melhor respondam aos seus contextos e às suas condições, como projetos, oficinas, atividades e práticas contextualizadas, laboratórios, clubes, observatórios, incubadoras, núcleos de estudo e núcleos de criação artística.
Formação técnica e profissional no Ensino Médio regular
  • O estudante poderá fazer sua Formação geral básica em uma escola de Ensino Médio e formação técnica e profissional em instituição parceira ou Ensino Médio integrado.
  • As escolas podem estabelecer parcerias com outras instituições de ensino para a oferta de diferentes itinerários formativos.
  • A instituição de origem do estudante será responsável por estabelecer as diretrizes para o acompanhamento dos cursos realizados pelo estudante em outras organizações.
Ampliação e distribuição de carga horária
  • Ampliação da carga horária anual para 1.000 horas, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. E progressivamente ampliada para 1.400 horas anuais.
  • As redes poderão distribuir a carga horária das unidades curriculares referentes à formação geral básica e aos itinerários da forma que melhor condiga com sua realidade, desde que respeitada a carga mínima anual de 1.000 horas.
  • Importante destinar uma carga horária específica para o desenvolvimento de projeto de vida logo no início da etapa, para que os estudantes tenham a oportunidade de exercer seu protagonismo desde o começo do Ensino Médio, a fim de evitar evasões.

Competências Gerais da BNCC


Ufa! Suas dúvidas acabaram


Está com alguma dúvida quanto a implementação do projeto Novo Ensino Médio? Grave o seu vídeo, poste no YouTube e envie o link para novoensinomediors@gmail.com. Seu vídeo será postado aqui na página com a resposta do Departamento de Educação, assim você contribui para esclarecer a dúvida de outras pessoas também.

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I Maratona Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio