Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Educação Especial

AAcessibilidadeONU550-3.jpg

Professores da Educação Especial

A Divisão de Políticas para a Educação Especial – DIPESP/DED/SEDUC selecionou materiais de estudo para você utilizar durante o período de isolamento social. Acreditamos que eles vão auxiliar nas reflexões sobre a prática pedagógica que você desenvolve na escola com seu aluno da educação especial.

Desejamos que você aproveite! Bons estudos!

Imagem: Símbolo de Acessibilidade da ONU 




Sobre

A Divisão de Políticas para a Educação Especial é parte integrante do Departamento de Educação - DIPESP/DED/SEDUC. Nossa meta é estabelecer Diretrizes para Educação Especial na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, com o objetivo de garantir condições de inclusão escolar de forma equitativa aos estudantes da educação especial. Contato: dipesp@seduc.rs.gov.br

Estudantes da educação especial
Estudantes com Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação


Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (BRASIL, 2015)

Materiais sobre pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e pessoas com Deficiência Intelectual (DI)

Materiais sobre pessoas surdas e com deficiência auditiva


  • Instituto Nacional de Educação de surdos - INES
Selecionamos para você alguns vídeos para você treinar seu vocabulário em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Estes vídeos são disponibilizados através do site do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. O Instituto foi criado como a primeira escola pública de surdos, em meados do século XIX, por iniciativa do surdo francês Eduard. Huet no Rio de Janeiro.

Acesse aqui o website 
Veja aqui o Canal de vídeos

  • Aula de Libras
O professor Heveraldo Ferreira apresenta Aulas de Libras na TV INES. Com o auxílio de animações, locuções e legendas, o professor ensina, passo a passo, os sinais básicos para se comunicar a partir do vocabulário de temas específicos como família, escola, dias da semana, meios de transporte, cultura, entre outros. Abaixo selecionamos o link das aulas de Libras da TV INES.

Acesse aqui os vídeos


A Literatura surda é fundamental para construção das narrativas na vida das crianças surdas. Selecionamos para você vídeos produzidos pelo INES com adaptações em Libras de clássicos da literatura infantil. Fica nossa sugestão para você utilizar este rico material com seus alunos surdos.

  • Libras TRI
Disponibilizamos para você o link do Programa Libras TRI produzido pelos professores da UFPEL. São 10 vídeos interativos feitos para ensinar os sinais do cotidiano. Aproveite para ampliar seu vocabulário em Libras, você pode treinar e conhecer mais sobre os aspectos da cultura surda o humor surdo e o papel das expressões faciais na comunicação em língua de sinais. Bons estudos!

Acesse aqui as vídeo aulas

Materiais para download


" Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo"

Esta obra traz orientações para professores sobre o manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar. Programa de Pós-graduação em Distúrbios de Desenvolvimento da

Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, 2014.



"Autismo: um guia para a equipe escolar"

Os cadernos Pandorga são materiais produzidos pela Associação Pandorga na intenção de disponibilizar conteúdo de qualidade de forma acessível.



Links de pesquisa com a temática do autismo