Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Professores_autores.png


Aqui você encontrará diversas publicações de livros, artigos, anais e e-books de professores de escolas públicas do Rio Grande do Sul. Confira! Alguns materiais estão disponíveis para download. Se você é professor da rede pública e possui alguma publicação para colaborar com este espaço, envie o seu material para professores-autores@educar.rs.gov.br.

Livros

capaFormacaoPraticaePesquisaemEducacao.pngFormação, Prática e Pesquisa em Educação 2

Pensar a formação docente, as práticas pedagógicas e a pesquisa em educação emergem como tema central da Coletânea “Formação, Práticas e Pesquisa em Educação”. Convidamos a todos a conhecerem os artigos enviados para o portfólio: No capítulo “GER: Grupo de Estudos em Robótica, multiplicando conhecimentos nas escolas estaduais de Porto Alegre”, Mara Rosane Noble Tavares, Ana Elisabeth Bohm Agostini e Luís Arnaldo Rigo, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, apresentam uma experiência pedagógica, oferecendo elementos para a compreensão, resolução de problemas e produção de objetos tangíveis, representativos da aprendizagem, como no caso específico, os robôs. Leia na íntegra aqui.
Google For Education: Uma aplicação de ferramentas gratuitas na escola

Este livro apresenta um estudo de caso com 5 ferramentas gratuitas do pacote do Google Apps For Education, realizado em uma escola pública, no município de Palmeira das Missões - RS também suas funcionalidades, praticidade e usabilidade das ferramentas tecnológicas voltadas para a educação. É apresentado resultados e depoimentos de professores, alunos, secretários e diretores de escola, sobre a experiência vivenciada durante os projetos de modernização nas atividades escolares. 

Sobre o autor
Eno Renato Geiss é docente na área de Informática, Bacharel em sistemas de Informação e Pós-Graduação em Educação Profissional e Interdisciplinar. Atualmente trabalha com pesquisas na especialidade de informática para a educação, com publicações nacionais e internacionais.
livro_professora.jpgApropriação da webgrafia em pesquisa escolar

O presente estudo encontra-se pautado na apropriação da webgrafia em pesquisa escolar, com enfoque no letramento digital (ou letramentos) e na construção de autoria. Tratamos sobre o panorama tecnológico atual e as consequentes mudanças no ensino da pesquisa escolar, devido à imensa oferta de materiais na esfera virtual e às tecnologias disponíveis na escola. Trouxemos ao debate o letramento digital, necessário nesse contexto, bem como analisamos alguns pontos relativos ao tratamento ao autor e à autoria no processo de produção textual no gênero pesquisa escolar.

A autora: Lenir Maria Rossarola é graduada em Letras - Português e respectivas literaturas pela UFSM; especialista em TIC na Promoção da Aprendizagem, em Mídias na Educação, em Gestão Escolar e em Coordenação Pedagógica (UFRGS); e mestra em Letras (UFSC).
Tenho medo de dizer que não sei

A disciplina de matemática é considerada por muitos um bicho de sete cabeças. Estudantes pensam que não entendem nada ou passam a odiar a disciplina. Numa linguagem simples e sem artifícios, a professora Lia Figas compartilho nesse livro, de forma transparente, algumas experiências vividas, possibilitando que o leitor interaja com o texto e que no decorrer da leitura acesse alguns links digitais. A intenção é que o leitor tenha um encontro consigo mesmo e faça uma reflexão sobre suas capacidades, dificuldades e talentos.

Sobre a autora

Lia Figas é graduada em Matemática pelo Centro Universitário Metodista, Especialista em Educação à Distância - Tutoria pela Uniasselvi e atualmente fazendo pós-graduação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação pela FURG. Leciona matemática para o Ensino Fundamental na rede estadual.