Publicado em:

Programa Jovem Senador recebe inscrições

O objetivo é aproximar o Poder Legislativo dos jovens cidadãos e eleitores, além de estimular o civismo e a participação política.


O Jovem Senador (JS) está em sua 9ª edição e é constituído pelo Concurso de Redação do Senado Federal e pelo Projeto Jovem Senador, conforme a Resolução nº 42 de 2010, do Senado Federal. Anualmente, o Senado premia 27 estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais, de até 19 anos, um de cada unidade da Federação, e seus professores orientadores, com a experiência de conhecer Brasília e o processo de criação das leis no País. O objetivo é aproximar o Poder Legislativo dos jovens cidadãos e eleitores, além de estimular o civismo e a participação política.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. O tema de 2019 é: “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.