Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Publicado em:

Festival reúne games, aplicativos e projetos de robótica da comunidade escolar gaúcha

2º Steam incentiva a cultura digital nas escolas públicas e ocorre nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de outubro

Com o objetivo de incentivar a prática da robótica educacional, o empreendedorismo juvenil e a cultura digital nas escolas públicas, a Secretaria Estadual da Educação promove nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de outubro, o 2º Festival Steam Seduc/RS. O evento irá mobilizar mais de 200 pessoas, entre estudantes e professores de todo o Estado, com cerca de 70 atrações como oficinas, exposições e demonstração de inteligência artificial, trabalhando conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática e Meio Ambiente. No encontro, também estarão presentes as equipes vencedoras do 1º concurso de Aplicativos e Games da Rede, realizado no mês de setembro. Será das 8h30min às 18h, na Seduc, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

A responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), do Departamento de Logística da Seduc, Magda Motta, explica que é preciso reunir as diversas áreas do conhecimento para elaborar elementos que levem a uma nova forma de educar. "Nossa sociedade está imersa em inovações tecnológicas e, dia a dia, temos novidades surgindo no segmento da tecnologia. Isso precisa também estar presente no processo educacional", acredita.

A assessora do setor de Tecnologia da Informação (TI), Ana Elisabeth Agostini, destaca que a grande novidade deste ano é que os estudantes de todo o Estado poderão participar e apresentar seus projetos. “Ano passado, no 1º Steam, o evento teve como foco a região metropolitana de Porto Alegre. Agora, estudantes e professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estarão presentes”, explica.




O que é Steam?
O termo Steam é um acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (Science, Technology, Engineering, Art and Math), um conjunto de conhecimentos técnicos essenciais para que os estudantes se preparem para uma boa posição no mercado de trabalho do século 21. O acréscimo do "A" significa sensibilidade para humanizar as práticas.

Além da parte técnica, a metodologia Steam permite aprender e desenvolver características como a imaginação, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, colaboração, comunicação, estrutura emocional e social, habilidades culturais e sociais.

Com o Festival, pretende-se incentivar os alunos a serem protagonistas, produtores e empreendedores, interagindo positivamente na comunidade.

Reportagem: Diego da Costa SEDUC/RS