Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Encontre AQUI o recurso que lhe ajudará na construção de uma educação transformadora:

Recursos, ferramentas e materiais para você usar na sala de aula!


REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO



CEEd - Resolução n.º 345 de 12/12/2018
O documento do Referencial Curricular Gaúcho será o norteador dos currículos das escolas do Rio Grande do Sul a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Estado.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Esse documento deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO DESTAQUE

TECNOLOGIAS NA ESCOLA

Confira as ações e investimentos integrados do Programa Educação Conectada Território Cachoeira do Sul e Santa Maria.

  • Escola Maker - Aprender e ensinar com a mão na massa 
  • Nova Escola - Conteúdos de tecnologia para inspirar
  • NOTÍCIAS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

    PROFESSORES AUTORES

    Tenho medo de dizer que não sei

    A disciplina de matemática é considerada por muitos um bicho de sete cabeças. Estudantes pensam que não entendem nada ou passam a odiar a disciplina. Numa linguagem simples e sem artifícios, a professora Lia Figas compartilho nesse livro, de forma transparente, algumas experiências vividas, possibilitando que o leitor interaja com o texto e que no decorrer da leitura acesse alguns links digitais. A intenção é que o leitor tenha um encontro consigo mesmo e faça uma reflexão sobre suas capacidades, dificuldades e talentos.
    A autora: Lia Figas é graduada em Matemática pelo Centro Universitário Metodista, Especialista em Educação à Distância - Tutoria pela Uniasselvi e atualmente fazendo pós-graduação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação pela FURG. Leciona matemática para o Ensino Fundamental na rede estadual.
    Google For Education: Uma aplicação de ferramentas gratuitas na escola

    Este livro apresenta um estudo de caso com 5 ferramentas gratuitas do pacote do Google Apps For Education, realizado em uma escola pública, no município de Palmeira das Missões - RS também suas funcionalidades, praticidade e usabilidade das ferramentas tecnológicas voltadas para a educação. Desta forma, este livro proporcionará ao leitor conhecimento com relação as TIC, apresentando resultados e depoimentos de professores, alunos, secretários e diretores de escola, sobre a experiência vivenciada durante os projetos de modernização nas atividades escolares. 
    O autor: Eno Renato Geiss é docente na área de Informática, Bacharel em sistemas de Informação e Pós-Graduação em Educação Profissional e Interdisciplinar. Atualmente trabalha com pesquisas na especialidade de informática para a educação, com publicações nacionais e internacionais. 
    livro_professora.jpgApropriação da webgrafia em pesquisa escolar

    O presente estudo encontra-se pautado na apropriação da webgrafia em pesquisa escolar, com enfoque no letramento digital (ou letramentos) e na construção de autoria. Para tanto, tratamos sobre o panorama tecnológico atual e as consequentes mudanças no ensino da pesquisa escolar, devido à imensa oferta de materiais na esfera virtual e às tecnologias disponíveis na escola. Trouxemos ao debate o letramento digital, necessário nesse contexto, bem como analisamos alguns pontos relativos ao tratamento ao autor e à autoria no processo de produção textual no gênero pesquisa escolar.
    A autora: Lenir Maria Rossarola é graduada em Letras - Português e respectivas literaturas pela UFSM; especialista em TIC na Promoção da Aprendizagem, em Mídias na Educação, em Gestão Escolar e em Coordenação Pedagógica (UFRGS); e mestra em Letras (UFSC).

    SEÇÃO PIPOCA

    SEÇÃO APLICATIVOS

    Wunderlist para registrar suas ideias, atividades que devem ser feitas. Você pode compartilhar sua lista de compras, trabalhar em um projeto conjunto ou planejar as suas férias que o Wunderlist torna mais fácil para as pessoas colaborarem com cada etapa que você preferir.
    Disponível para:
    iOS - Android

    Expanda seu mundo com Palestras TED. Explore mais de 2.000 vídeos de palestrantes incríveis, separados por temas e humor, que falam desde tecnologia e ciências até as surpresas de sua própria psicologia. Você ainda pode baixar o conteúdo para reproduzir off-line.
    Disponível para:
    iOS - Android

    O Office Lens é como um scanner de bolso. Ele digitaliza anotações em quadros ou lousas. Encontre sempre documentos ou cartões de visita importantes. Faça um esboço das suas ideias e tire fotos para ver mais tarde. Nunca mais perca recibos ou lembretes em notas autoadesivas!
    Disponível para:
    iOS - Android

    Edmodo leva a aprendizagem para além da sala de aula, proporcionando um lugar livre e seguro para professores e alunos se conectarem e colaborarem - a qualquer hora e em qualquer lugar. Edmodo permite que você integre e gerencie diretamente atividades e-aprendizagem.
    Disponível para:
    iOS - Android