Pesquise, divulgue, instigue, inove... Transforme!

Teletrabalho


dicasteletrabalho.jpg

Medida de prevenção ao Covid-19


Seguindo as orientações definidas pelo governo do Estado, nos decretos 55.115 e 55.118, e pela orientação da SEDUC/RS, servidores que estão no grupo de risco para o Covid-19 ou cujo trabalho possa ser realizado de casa, sem prejuízo ao serviço público, devem desempenhar suas atribuições em regime excepcional de teletrabalho.

1. O que viabiliza o Teletrabalho?

- Acesso à internet banda larga;
- Computador Desktop ou notebook/netbook com as seguintes configurações mínimas:
  • Windows 7 atualizado ou versão superior;
  • Navegador: Internet Explorer 11, Firefox 40, Chrome 45 ou versões superiores;
- Para usuários que terão acesso aos sistemas via Túnel (VPN):
  • Necessário instalar FortClient conforme passo a passo que será disponibilizado aos pontos focais indicados pela gestão;
  • Suite office (Microsoft Office, LibreOffice e etc...);
  • Leitor de pdf instalado;
  • Disponibilização de número de telefone para contato;
  • Abertura de salas de reunião online via Hangouts/Meet.
2. O que eu preciso fazer para receber o Suporte Tecnológico?

- Após o Diretor do Departamento ou o Coordenador da CRE enviar a DTI o seu nome como pessoa designada para realizar o teletrabalho e receber aprovação do Secretário de Educação e do Gestor de TI:
  • O Suporte TI abre chamado com a PROCERGS para liberação do Túnel;
  • A PROCERGS encaminha o e-mail com o aviso de liberação do Túnel;
  • O Suporte TI encaminhará um e-mail com instruções de como baixar e instalar o túnel para o servidor;
  • Dúvidas ou Solicitação de Suporte através da Central de Atendimento.
3. Acesso ao Túnel e ao FortClient

- Nem todos os servidores vão receber acesso via Túnel. Fale com o seu gestor para saber quem da equipe está na lista emergencial de nomes autorizados.
- Se o gestor concorda que você precisa ter acesso para desempenhar suas atividades, peça que o Gestor preencha a documentação indicada, assine e encaminhe para o Gestor de TI da SEDUC.
- O FortClient só funciona fora da rede SEDUC. Verifique atentamente o passo a passo e revise as informações inseridas durante a configuração. O usuário de login é igual ao seu ID funcional, SEM o vínculo. A senha deve ser digitada exatamente igual ao e-mail automático recebido com as instruções. 

4. Como acesso o RHE, Expresso, PROA, Ponto Digital e outros sistemas?
- Se o RHE que você necessita utilizar é apenas o de consulta, para visualizar seu contracheque e outra informações funcionais, acesse Portal do Servidor RHE - Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul
- Se você precisa atualizar os recursos humanos da escola acesse: https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/pgrh.jsp?ACAO=acao1

Como acessar os sistemas no meu computador de casa?

- Acesso simples, pelo navegador, apenas com login:
- Acesso restrito (túnel), após instalar o Fortclient e ter recebido o usuário e senha da PROCERGS:
  • Acervo Patrimonial do Estado - APE
  • Finanças Públicas do Estado - FPE
  • Gestão Compras Estado - GCE
  • Recursos Humanos - RHE

No Acesso Restrito do Portal da SEDUC/RS, você encontra:
Como acesso o Expresso?

- Entrando no Portal da SEDUC, clicando em Expresso no canto superior direito da tela https://expresso.rs.gov.br/home.php.

5. Como tiro as minhas dúvidas e peço Suporte Técnico?

- Após o encaminhamento do chamado de solicitação de suporte pela Central de Atendimento ao Teletrabalho e verificadas as informações, a equipe de TI retornará com o Passo a passo para o:
  • Acesso aos túneis para os servidores indicados pela gestão;
  • Compartilhamento de arquivos via GoogleDrive;
- Contato por e-mail ou telefone para instalação de softwares específicos conforme indicação do seu Diretor ou Coordenador;
- Suporte técnico remoto para os sistemas instalados (remotamente):
  • A TI atenderá apenas chamados de suporte técnico, abertos via Central de Atendimento, relativo aos sistemas e soluções disponibilizados pela SEDUC/RS durante o Teletrabalho.
6. Como atender as ligações do meu ramal em casa?
Somente para usuários da SEDUC:

- No Voip com ramal que deseja configurar, digite *220NUMERODOCELULAR (número do celular - sem o 0 inicial, sem operadora e sem DDD);
- Confira no visor do Voip se o número do seu celular está correto;
Pressione o botão ligar (tecla com telefone verde);
- Para finalizar, abra uma um chamado na Central de Atendimento, informando o ramal de origem e o telefone de destino, para que a configuração seja concluída e comece a funcionar.


7. Como acesso a Central de Atendimentos para abrir um chamado e quais sistemas têm suporte?
- Acessando o endereço http://centralatendimento.educacao.rs.gov.br/ e clicando no ícone de bonequinho onde diz “Abrir Chamado”.

Serviços para solicitar atendimento:
- Suporte remoto para sistemas;
- Criação do e-mail @educar da GSuíde e/ou recuperação de senhas;
- Criação de senhas para os sistemas usados na Educação e/ou recuperação de senhas;
- Configuração do “Siga-me” para o VOIP da SEDUC/RS.

8. Não sei usar o GoogleDrive, como vou compartilhar arquivos remotamente?
Pensando nisso, estamos disponibilizando no Portal Educação tutoriais em forma de Trilhas de Aprendizagem Autoinstrucionais para, além de você aprender rapidamente, ainda receber certificado. As trilhas pensadas para auxiliar no teletrabalho são:

Você pode entrar diretamente no link e se inscrever!

Educação Conectada Boas Práticas

Realizado em parceria entre o Ministério de Educação - MEC e a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul, o Programa de Inovação Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.
Para isso, o Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenham efeito positivo na educação.
A realidade brasileira é um desafio para as metas do programa que pretende capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.

Dúvidas sobre o programa de Educação Conectada? Confira abaixo as questões mais recorrentes.


SISTEMAS PARA A SUA GESTÃO


Para você acessar os sistemas deverá fazer o seu login no topo da página.

Transporte Escolar possibilita administrar, de forma fácil e eficiente, a frota de veículos escolares próprios ou terceirizados, e suas manutenções, ocorrências, itinerários e rotas dos alunos de uma ou mais escolas .
Alimentação Escolar padroniza, organiza e facilita o processo de compra e estocagem de alimentos, o planejamento de cardápios e de suas informações nutricionais, e o controle sobre as refeições servidas e recebidas.
Com o Avalia é possível criar, aplicar e corrigir avaliações em diversos formatos, inclusive nos padrões estabelecidos para avaliações de larga escala, possibilitando o cadastro de matrizes e a criação de um banco de itens de alta qualidade.
CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar possibilita a escola acesso ao questionário do mapeamento para informar suas ocorrências, gerar relatórios e consultar dados anteriores.
Na Central de Atendimento é tirar dúvidas sobre os sistemas utilizados pela SEDUC.  É possível ver as perguntas mais frequentes, abrir um chamado, solicitar viagens ou mesmo consultar algum ramal da Secretaria.
O sistema Biblioteca visa atender as demandas existentes para informatização da rede estadual de escolas, permitindo uma melhoria na gestão e controle do acervo das Bibliotecas, tanto pelas Escolas como interno da SEDUCRS.

SEÇÃO LEGISLAÇÃO


Acesse os principais links das leis que regulamentam o sistema educacional (público ou privado) do Brasil.

Novidades

Aprendendo sobre os sistemas