Publicado em:

Oficina Produção de Vídeos na Escola - NTE Passo Fundo

Palestra do professor Fabio Rockenbach FAC/UPF

Aconteceu no NTE Passo Fundo a Oficina Produção de Vídeos na Escola para professores das escolas da rede estadual de ensino. A abertura da Oficina se deu com a excelente palestra de Fabio Luis Rockenbach, professor da Faculdade de Artes e Comunicação/UPF, Mestrado em Letras, Especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual. Com simplicidade e muita clareza, destacou a importância de se discutir e entender o que se quer mostrar através das lentes de uma câmera. A discussão sobre cinema, que representa a sétima arte, se deve ao fato deste ser um reflexo da realidade, atingindo diferentes públicos, de várias maneiras,
A oficina teve como objetivo, proporcionar o conhecimento dos elementos envolvidos na linguagem audiovisual como: captura de imagem, enquadramento, planos e ângulos adequados e roteiro entre outros. A produção de vídeos contribui de forma positiva no desempenho dos alunos enquanto sujeito na construção de seu próprio conhecimento com o apoio das tecnologias digitais. A oficina é um momento de incentivo, em que criamos uma rede de capacitação continuada onde os participantes retornam às escolas motivados e desafiados a repensar suas ações enquanto educadores. Na continuidade da oficina, os participantes se sentiram motivados para realizar uma Mostra de Curtas produzidas por seus alunos que acontecerá no final do ano. Junto com professores da sede e interior de Passo Fundo, destacamos a presença dos professores do NTE Soledade.