Publicado em:

1º Ideathon promove maratona de inovação, empreendedorismo e criatividade em Passo Fundo

Atividades incentivaram compartilhamento de conhecimento

Na quarta-feira, 28 de agosto, ocorreu o 1º Ideathon, maratona de sensibilização e cocriação de novas estratégias para a Educação do programa Jovem RS Conectado no Futuro, em evento realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF). Promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em parceria com entidades e instituições governamentais, a ação reuniu representantes de 196 escolas de sete Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) em uma série de atividades.

Reitora da UPF, Bernardete Dalmolin destacou a importância de discussões sobre novas maneiras de ensino que beneficiem todo o ambiente educacional estadual. “É um momento importante para trazermos algo novo, que mobilize os professores, estudantes e comunidade. É fundamental que encontrem na escola o encantamento necessário para estimularmos todos em prol de uma sociedade melhor”, afirma.

Assessor pedagógico da Seduc, Clark Sarmento ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos que atraiam os alunos e que promovam seu desenvolvimento no ambiente escolar. “O Jovem RS tem o intuito de apoiar e fomentar projetos educacionais nas áreas da inovação, criatividade e empreendedorismo. Queremos que esses “cases de sucesso“ sejam propagados pelo Estado e atinjam todos os estudantes gaúchos”, afirma.

Participantes durante atividades coletivas

Márcio Machado, pós-doutor em inovação, esteve à frente da palestra Educação 4.0, onde, com a participação dos presentes por meio de aplicativo, trouxe interatividade e reflexão sobre as necessidades de inovação no ensino e o perfil do aluno da atualidade em sala de aula.

“Os estudantes de hoje estão com contato com muita informação em um ambiente de alta tecnologia. Hoje, ele precisa viver a experiência do aprendizado em um ambiente colaborativo”, explica.

Ainda, um workshop como ferramenta de incentivo à inovação envolveu os presentes em atividades em grupo, cocriação e apresentações de projetos em um momento de reflexão e descontração. “Percebemos que se não mudarmos o jeito de ensinar não conseguiremos mudar a realidade. Com projetos que despertem o interesse, os alunos se envolvem e conseguimos muitas vezes o desenvolvimento de estudantes que não se interessam pelas aulas tradicionais”, conta Débora Chaves Lopes, Coordenadora Pedagógica da Escola Anna Willig, de Passo Fundo.

Foi realizada também a assinatura do “termo de compliance”, carta que formaliza as intenções comuns entre os Coordenadores Regionais de Educação, equipes diretivas das escolas e Seduc em busca da implementação e desenvolvimento do programa. No encerramento, as apresentações culturais de alunos da Escola Anna Willig, do Instituto Estadual Cecy Leite Costa e da Big Band, da Universidade de Passo Fundo, finalizaram um dia cheio de descobertas sobre os novos rumos da educação.

Fotos e reportagem: Rodrigo Peixoto/SEDUCRS